Blackstar lança o amp pedal Dept. 10 Amped 2
O Dept. 10 Amped 2 da Blackstar apresenta-se como um amplificador de guitarra de 100 watts com efeitos múltiplos num único pedal compacto.
A Blackstar revelou o Amped 2, um amplificador de guitarra de 100 watts em formato de pedal que apresenta multiefeitos, potência escalável, conectividade USB e MIDI e uma variedade de respostas de válvulas de potência para fazer com que pareça um amplificador valvulado real.
O Amped 2 compartilha muitos dos recursos de design de seu antecessor. Mais uma vez, temos as respostas das válvulas de potência comutáveis, com emulações de válvulas de potência EL34, 6L6 e EL84 disponíveis por meio de uma chave seletora de três vias, e a saída também é comutável com a Blackstar oferecendo a opção de executá-la a 100 watts, 20 watts ou até um único watt.
Mas o grande cartão de visita do Amped 2 são os seus efeitos, com o Drive, Modulation, Delay e Reverb a integrar uma secção de multi-efeitos de guitarra ao lado do amplificador.
A Blackstar diz que “os guitarristas estão sempre à procura de soluções inovadoras e timbres excelentes em dispositivos portáteis para garantir que tenham um som consistente ao tocar ou viajar , o nosso objetivo era criar um pedal de amplificador de potência compacto e poderoso que oferecesse a resposta e a ‘sensação’ de um amplificador de guitarra real. O pedal tinha que se integrar facilmente com pedalboards, trabalhar com colunas amplificadas com power e ter conectividade DI de última geração e controlo para uso no estúdio. O Amped 2 faz tudo isso e muito mais.”
Na seção Drive, tens um switch de três vias para os modos Boost, Drive e Fuzz, com potenciómetros Drive, timbre e nível para discar um som. A modulação serve chorus/flanger, tremolo e phaser, com controles de tempo, profundidade e nível.
Da mesma forma, existem três modos de Delay com Linear, Analógico e Shimmer, cada um controlável por meio dos mostradores de tempo, feedback e nível. Já os três tipos reverbs possibilitam escolher entre Room, Spring e Plate, com controles de tempo e nível para cada um.
Cada um dos efeitos tem seu próprio foot switch. Um afinador de guitarra cromático está também disponível através dos pedais Delay e Reverb, e também há um switch tap-tempo para os efeitos sensíveis ao tempo. Na parte superior do pedal, estão os os controles do amplificador.
Mais uma vez, a Blackstar oferece um trio de opções principais, com amplificadores dos EUA, UK e Classic selecionados por meio de um comutador de três vias. O modelo de amplificador dos EUA é inspirado nos amplificadores americanos dos anos 60 e soa como uma pedaleira dinâmica. Já o amp UK simula os amplificadores valvulados britânicos classe A vintage , enquanto o Classic oferece timbres valvulados Blackstar e um conjunto de timbres passivos de estilo britânico.
Não existem válvulas no design, mas tal como já tinha feito com os seus amplificadores de modulação digital Silverline e Amped 1, a Blackstar quer confundir os vosso ouvidos para que não se note qualquer diferença. O painel de controle parece-se muito com o de um amp e, para a seção do amplificador, existem os potenciómetros clássicos de Gain, Bass, Middle, Treble e Master.
A parte de trás do pedal, apresenta uma série de conexões que certamente tornarão esta opção super prática para os músicos, incluindo um loop de efeitos, saídas XLR e USB balanceadas com a tecnologia Cab Rig proprietária da Blackstar e conexões para MIDI.
Conecta o Amped 2 ao teu computador e faz edições profundas nos sons por meio do software gratuito Architect da Blackstar. Além de tudo isso, tens ainda um ventilador de refrigeração, saídas de coluna de 8 e 16 ohms, switch on/off e um par de saídas de 9V para que possas usá-lo como uma fonte de alimentação auxiliar da pedaleira.
O Dept. 10 Amped 2 já está disponível, por um preço de £ 539 (612.25€). Para mais informações consulta o site oficial da Blackstar.