Quantcast


Devin Townsend mostra rig que está a utilizar na “Lightwork” tour [VÍDEO]

Devin Townsend mostra rig que está a utilizar na “Lightwork” tour [VÍDEO]

Rodrigo Baptista

O guitarrista americano, que irá passar por Portugal no dia 18 de Março, mostra-nos algumas das suas Framus Stormbenders, Kiesel e Prestige e revela que o Axe-Fx é o seu amplificador digital favorito.

O músico Devin Townsend está de regresso à estrada para promover o seu mais recente álbum “Lightwork”, editado em Novembro de 2022. Numa das paragens da tour a Framus e a Warwick juntaram-se ao guitarrista para filmar um rig tour que certamente deliciará todos os music gear geeks.

Na sua coleção de guitarras, Devin apresenta-nos as suas Framus Stormbender de assinatura [quem foi ao último concerto de Dream Theater em Portugal já pôde ouvi-las em acção], com a principal a apresentar um acabamento em arco iris. Assente num modelo custom, baseado na guitarra original que Townsend desenvolveu com a Framus, esta Rainbow Framus apresenta um corpo em mogno, topo em acer (maple) com um pedaço de koa no meio, escala em ébano de 25,5″, uma ponte Evertune e pickups Fishman Transcendence de assinatura.

Para repertório associado à música ambiente, Devin recorre às suas Kiesel sem cabeça. Townsend confessa também o seu amor por modelos Telecaster e mostra um dos modelos que a Aristides construiu para ele, produzida a partir do método de moldagem por injeção.

Para os momentos acústicos, o guitarrista utiliza guitarras acústicas da marca canadiana Prestige. Devin Townsend tem o seu modelo de assinatura a “EMPATH” que apresenta um topo em spruce, fundo e laterais em pau rosa, escala em ébano de 25.4″, braço em forma de C e um pickup Fishman Matrix Infinity.

Devin Townsend 'EMPATH'

No que toca à amplificação, Townsend não descarta os seus amplificadores digitais da Axe-Fx. O guitarrista afirma : «Sempre achei interessante o facto de poderes dizer que o teu amplificador favorito é um Dumble ou algo assim. Ou um Super Bass 100 de 1971, mas com um certo tipo de [capacitor]. Mas os meus amplificadores favoritos são digitais. Acho que eles são incríveis.»

«Componho os meus discos com os Axe-Fx há muitos anos», diz Devin. «Tenho o Axe-Edit num ecrã enquanto estou no estúdio, quando estou a compor faço sons que acompanham as músicas e, quando toco ao vivo, tenho exatamente os mesmos sons

«O Axe-Fx é incrível. Parece que ninguém está autorizado a dizê-lo[risos]… Mas como alguém que ama a ideia de som e de ser capaz de manipular (…),  efeitos (…) para poder criar os meus sons no estúdio com liberdade criativa ilimitada. (…) Este é o meu amplificador favorito. Adoro-os.»

Devin Townsend: A Single Axe-Fx III Is My Perfect Rig

Se quiseres saber mais sobre o rig que Devin Townsend está a utilizar na sua “Lightwork” tour dispara o player em baixo.

Recordamos que Devin Townsend vai estar em Portugal no dia 18 de Março para um concerto no Capitólio, em Lisboa.