EarthQuaker Devices & Boris, Hizumitas Fuzz Sustainar
A EarthQuaker Devices juntou-se aos Boris e a Wata, a encantadora guitarrista da banda japonesa, para lançar o Hizumitas Fuzz Sustainar, um fuzz inspirado num raro e lendário circuito nipónico.
O Hizumitas é baseado no pedal principal de Wata, nos Boris: um Elk Super Fuzz Sustainar da década de 70, estima-se, que é uma rara variante japonesa do Triangle Big Muff Pi. O Hizumitas, portanto, tem todo o carácter rude, sujo e saturado de fuzz que se pode esperar de um pedal típico Big Muff, mas com maior amplitude de médios do que na maioria das variantes Muff.
A EarthQuaker Devices explicou como, ao desenvolver o pedal, teve que forçosamente contactar a guitarrista: «A única forma de capturarmos verdadeiramente a magia destas unidades era deitar as mãos ao seu pedal original. A Wata teve a gentileza de enviar o seu amado pedal, a meio do mundo de distância, para que pudéssemos ver o que o fazia funcionar. De imediato, percebemos que tinha algo de especial que nenhum dos outros tinha – densa e pesada saturação, com arestas granulosas e uns graves maciços, mantendo um som claro e dinâmico, com os médios e agudos suficientes capazes para cortar através do sludge».
Os controlos do pedal são fiéis ao original, permitindo definir volume, sustain e tone para ajustar o nível de saída, gain e carácter de EQ, respectivamente. A EarthQuaker diz que o controlo de tone é invulgar para um pedal ao estilo Big Muff: está efectivamente activo, a dar um boost nas frequências graves a serem aumentadas quando é virado “à esquerda” e a aumentar o treble quando o rodam non sentido oposto. O controlo de volume acrescenta gain nos primeiros 20-30% do botão. Isto significa que o resto do controlo é exclusivamente dedicado a aumentar o volume – suficiente para rebentar a tua secção de pré-amplificador em distorção, se assim o desejares (claro que assim o desejas).
Para promover o lançamento do pedal, os Boris também gravaram uma nova malha com o Hizumitas Fuzz Sustainar no centro da acção. Podes disparar o vídeo de “Reincarnation Rose” no player em baixo. O Hizumitas Fuzz Sustainar vale uns $149 (dólares). Há também uma edição limitada, num exclusivo da Reverb, acompanhada pelo vinil do EP “Reincarnation Rose” e que vale $169 no total. Mais detalhes na EarthQuaker.