Epiphone revela as novas 1963 Firebird I e V desenhadas em colaboração com a Gibson Custom Shop
As novas 1963 Firebird I e V são produzidas na fábrica chinesa da Epiphone, mas apresentam detalhes da Gibson USA por toda a parte.
A Epiphone apresentou as suas novas 1963 Firebird I e V desenhadas em parceria com a Gibson Custom Shop. Apesar de serem produzidas na fábrica chinesa da Epiphone, os modelos trazem o ADN da Gibson USA por toda a parte.
O corpo, por exemplo, recria a construção neck-through das Firebird da Gibson, com uma base central em mahogany de nove camadas e laterais em mahogany maciço e um braço em walnut. As escalas são em indian laurel com raio de 12” e comprimento de 24,75”. Os pickups (um na Firebird I e dois na V) são os Gibson USA Firebird Mini Humbuckers, os mesmos que encontrarás numa Gibson Murphy Lab Firebird, e são controláveis através de potenciómetros CTS, capacitores Mallory e um selector Switchcraft de três posições no caso da Firebird V. A cabeça invertida, imagem de marca da Firebird, traz carrilhões Kluson estilo banjo.
As principais diferenças entre os dois modelos surgem nos inlays, a Firebird I possui inlays de pontos, enquanto a V traz trapézios MOP, na ponte, a Firebird I possui uma ponte Wraparound Lightning Bar simples, enquanto a V possui uma ponte Epiphone ABR e vibrola Maestro, e nos acabamentos, a Firebird I está disponível em Heather Poly, Silver Mist e Inverness Green, enquanto a Firebird V surge em Frost Blue e Ember Red. Ambos os modelos vêm com um estojo rígido.
As Inspired By Gibson Custom Shop Epiphone 1963 Firebird I e V já estão disponíveis por $1,699 (cerca de 1 5 656€).
Para mais informações consulta o site oficial da Epiphone.