Fender Custom Shop Transforma Stradivarius Numa Telecaster
A Fender Custom Shop apresentou uma guitarra impressionante, a Violinmaster, inspirada por um violino Stradivarius com mais de três séculos.
Criada pelo Master Builder Yuriy Shishkov, um dos mais propensos ao uso de componentes de luxo na Fender Custom Shop, a Violinmaster apresenta um corpo oco (tal como um violino) em flame-maple, com um tampo em spruce oriundo de Vale Fiemme, em Itália – a mesma região em que Antonio Stradivari obtia esta madeira para construir os seus instrumentos. Esta reserva só recentemente ficou disponível para utilização na construção de instrumentos, após uma violenta tempestade que arrancou uma série de árvores no Vale Fiemme, tendo assim sido recuperada, pela primeira vez em muitos anos, a madeira protegida.
Os buracos de som, em F, cumprem exactamente a mesma função que têm no violino e obedecem a escala proporcional para que a sua posição no corpo Tele seja esteticamente correcta. O braço da guitarra é construído em flame maple bósnio e possui um perfil oval “C”, percorrido por uma escala em ébano laminado com 9.5” de extensão e 22 trastes médio/jumbo. Quer o corpo, quer o braço, são polidos artesanalmente e envernizados com o mesmo verniz que se aplica nos violinos.
Na electrónica surgem dois pickups TV Jones Thunder’Blade, além de três piezo passivos para sons mais acústicos. A ponte e a tailpiece são qualquer coisa de extraordinário, com uma ponte fixa e flutuante de ébano, que evoca clara e elegantemente a inspiração num violino. A barra da ponte para as saddles pode ser trocada, para responder a diferentes necessidades ña precisão de entonação/afinação. os componentes extra são fornecidos numa pequena caixa em forma de violino que acompanha a guitarra.
O violino que inspirou a guitarra, construído em 1713, tem uma história considerável, como seria de esperar de um instrumento com 308 anos. Ao longo do século XX, a sua propriedade mudou de mãos algumas vezes. Foi roubado em duas ocasiões ao violinista polaco Bronisław Huberman: primeiro em 1919, em Viena, e depois em 1936, em Nova Iorque – depois deste roubo, o músico nunca mais o recuperou.
Em 1985, o violino foi redescoberto quando o ladrão – um violinista que o disfarçou com graxa de sapatos durante quase meio século – confessou no seu leito de morte. Foi restaurado durante um período de nove meses e depois vendido em leilão ao violinista britânico Norbert Brainin. Foi então adquirido em 2001 pelo violinista Joshua Bell, que o possui até aos dias de hoje.
Shishkov narra, num pequeno documentário, a criação da guitarra e a história de Stradivari.