Focusrite Scarlett 2i4

Timóteo Azevedo

A Focusrite lançou uma nova interface de áudio por USB. Com duas entradas e quatro saídas, o Focusrite Scarlett 2i4 apresenta-se como uma solução portátil para músicos e DJs, apoiada pela reputação que a marca angariou ao longe de um quarto de século.

As duas entradas híbridas XLR/jack 6,35mm ligam o sinal um dois pré-amplificadores da Focusrite que conseguem lidar com sinais de microfones, instrumento ou de linha. Estes pré-amplificadores são os mesmos que equipam o resto da linha Scarlett e a gama Saffire, incluindo o topo de gama Liquid Saffire 56. A conversão entre o digital e analógico é feita em 96kHz a 24-bit. A escolha do tipo de sinal de entrada pode ser feita por um pequeno comutador junto às entradas. Ao lado do comutador encontramos o botão de Pad, que permite reduzir ainda mais o sinal de entrada caso seja necessário.

O controlo visual dos níveis é feito através de um halo que existe em torno dos potenciómetros de ganho, com as cores verde, amarelo e vermelho a indicarem o valor do nível de entrada. Quando existe um pico de sinal e o halo fica vermelho, o medidor manterá essa cor por aproximadamente 1 segundo. Dois LEDs indicam se a ligação USB está activa e se está a decorrer troca de dados MIDI entre o Scarlett 2i4 e outro aparelho.

A unidade consegue fornecer energia a microfones de condensador através de energia phantom 48V, bastando carregar no botão existente no painel frontal. Ainda neste painel, encontramos um potenciómetro que mistura o sinal de entrada com o sinal de playback para a monição directa, com o objectivo de aliviar os problemas causados por latência introduzida pelos softwares de edição de áudio. Além disso, podemos definir a monição directa como mono ou estéreo. Um grande potenciómetro controla o nível geral de escuta. O Scarlett 2i4 apresenta ainda uma saída de auscultadores com controlo de volume dedicado e escolha entre duas fontes de áudio.

No painel traseiro, o interface apresenta duas saídas balanceadas de jack 6,35mm e quatro saídas não balanceadas RCA. As saídas têm uma amplitude dinâmica de 105dB após a conversão do digital para o analógico, amplitude que se estende à saída de auscultadores. Uma entrada e saída MIDI oferecem conectividade entre o Scarlett 2i4 e sintetizadores, pianos digitais e outros controladores externos. Encontramos ainda a porta USB 2.0, que assegura tanto a conectividade com o computador como o fornecimento de energia ao interface, e a ranhura Kingston Lock, para instalar um cabo anti-roubo.

Os circuitos do interface estão protegidos por um casco de uma só peça em alumínio anodizado. Para além do hardware, o Scarlett 2i4 traz incluído o software de edição de áudio Ableton Live Lite 8, o conjunto de plug-ins Focusrite Scarlett (compostos por compressor, equalizador de 4 bandas, reverberação e gate), a emulação do sintetizador Novation Bass Station e conteúdo sonoro da Loopmasters.

EGITANA

fender