Genz Benz NX2 Series Bass Cabinets

Timóteo Azevedo

A Genz Benz anunciou o lançamento de uma nova série de coluna para amplificadores de baixo. A nova gama NX2 Series Bass Cabinets vem substituir as colunas da série NeoX, apresentando novos altifalantes e um design melhorado da caixa acústica.

A série está dividida em dois modelos, o NX2-112T (acima, esquerda) e o NX2-212T (acima, direita). Ambos debitam som através de altifalantes de 12″ capazes de suportar níveis de potência de 300 watts RMS, com o primeiro a ser equipada com um único altifalante e o segundo com dois. Os altifalantes são um modelo de proprietário da própria Genz Benz, e apresenta algumas alterações. Entre elas encontramos um íman de neodímio com quase 200 gramas, à volta do qual existe uma bobina de alumínio capaz de suportar temperaturas elevadas. Para prevenir estragos com altas temperaturas, o íman também está montado numa estrutura com dissipador de calor. O cone de papel, estrutura de apoio e calota estão calibrados de forma a oferecerem a resposta de graves e articulação de frequências médias procuradas pelos baixistas contemporâneos.

Para além dos woofers de 12″, ambos os modelos estão equipados com um tweeter, cujo volume é definível através de um controlo dedicado nas colunas e que permite uma maior possibilidade de modelação do timbre. Em ambos os modelos, o ponto de crossover são os 4000 Hz. Os modelos também apresentam um design de pórtico duplo, em cada um dos lados dos altifalantes. Este sistema está desenhado com um pórtico em cada um dos cantos da caixa, o que faz com que o som irradie em forma de “X” ao longo da estrutura. O resultado é um reforço da resposta e projecção das frequências graves.

A nível de conexões, tanto o NX2-112T como o NX2-212T estão equipados com duas conexões jack de 6,35 mm e Speakon, com o primeiro a funcionar com impedâncias de 8 ohms e o segundo de 4 ohms. As conexões jack podem ser usadas para construir um circuito paralelo, ligando-se o amplificador a uma das entradas e conectando-se uma coluna adicional à outra conexão. As ligações Speakon são recomendadas para ligar amplificadores de baixo de alta potência às colunas, classificados com 400 watts ou mais de potência.

A nível de peso, o NX2-112T marca a balança perto dos 14 kg, com o NX2-212T a marcar aproximadamente 21,3 kg. O NX2-212T está ainda equipado com um par de rodas que facilitam a sua deslocação.

align=”middle”/>

EGITANA

fender