Gibson Adiciona 5 Novos Pedais de Efeitos à Série Maestro
Depois da ressuscitação dos icónicos pedais da Maestro, a Gibson apresenta 5 novos efeitos.
A profunda influência da Maestro continua a moldar a música como a conhecemos, desde The Rolling Stones aos Raconteurs, Pete Townshend a George Harrison, Clapton a Frampton, Foo Fighters aos Black Keys, e Gary Clark Jr. a Jake Kiszka dos Greta Van Fleet. Quando a Gibson introduziu originalmente a série de pedais de efeitos Maestro há 60 anos, ninguém conseguiria prever a influência que os pedais teriam na história da música. Após o renascimento de 5 dos pedais mais influentes da série – o Fuzz-Tone FZ-M, o Invader Distortion, o Ranger Overdrive, o Comet Chorus e o Discoverer Delay – a Gibson decidiu introduzir novos modelos de efeitos versáteis.
O lançamento compreende 5 novos pedais – o Agena Envelope Filter, o Arcas Compressor Sustainer, o Mariner Tremolo, o Orbit Phaser, e o Titan Boost. A colecção Maestro Original presta homenagem aos modelos clássicos pioneiros e muito apreciados da marca, mantendo-se fiel ao espírito de pioneirismo com características modernas, versatilidade expandida, e capacidades avançadas. Para mais informações sobre cada pedal visita o site oficial da Maestro.
Começando pelo primeiro da lista, o Agena Envelope Filter – e certamente o pedal mais funky da série – foi concebido com a facilidade de utilização em mente. O pedal oferece duas opções distintas de frequência do filtro que origina uma vasta gama de possibilidades sónicas. Um circuito totalmente analógico ostenta um selector de duas posições para uma maior versatilidade sónica. O modo “LO” compreende o filtro numa gama de frequências mais reduzida, enquanto que o modo “HI” enfatiza uma gama de frequências mais larga. O 3 knobs frontais permitem uma utilização fácil e intuitiva – escolher a sensibilidade do envelope, controlar o “Attack” (quão rápido o filtro fecha ou abre), e ajustar o “Decay” (quanto tempo o filtro permanece na posição aberta).
O Maestro Arcas Compressor Sustainer proporciona, tal como o pedal anterior, uma excelente versatilidade. Oferece tanto uma compressão transparente e leve, como uma compressão mais pesada e acentuada. O pedal inclui simultaneamente funções de “Sustain” e “Compressor”. Com um circuito também analógico, o pedal ostenta um selector de duas vias. O modo “LO” é menos sensível ao ataque da palheta, enquanto que o modo “HI” é mais sensível ao ataque da palheta. O esquema de controlo intuitivo de 3 botões permite aos utilizadores marcar rapidamente a sustentação desejada (quantidade de ganho aplicada durante a compressão), controlar o Ataque (quão rápido a compressão se engata), e ajustar a quantidade de compensação de ganho e o volume total de saída do pedal com o controlo de Nível. O verdadeiro pedal de desvio acciona as luzes LED nas cornetas do logótipo do Maestro quando este está ligado, para que se saiba sempre quando o efeito está activo.
O Maestro Mariner Tremolo oferece duas opções de tremolo para uma maior versatilidade sónica. No modo “Classic”, pode-se passar progressivamente de uma modulação de amplitude subtil e suave até uma modulação mais afiada e mordaz. No modo “Harmonic”, é possível reproduzir sons de tremolo harmónico com texturas intemporais, reminescentes dos sons produzidos por alguns tremolos de amplificadores vintage. Com a capacidade de variar a forma de onda do efeito, o Mariner Tremolo oferece uma vasta gama de possibilidades inspiradoras.
O Maestro Orbit Phaser é um descendente do primeiro pedal de phaser produzido – o lendário Maestro PS-1. Este efeito clássico foi redesenhado e adaptado às necessidades dos músicos contemporâneos. Quente e suave, o Maestro Orbit Phaser oferece toda a versatilidade necessária para recriar todo o espectro do efeito de phaser, com um selector de duas vias que permite escolher entre 4 ou 6 “Stages” de fase.
Finalmente, o Maestro Titan Boost acrescenta mais de 25dB ao teu sinal, para que possas facilmente sobrecarregar naturalmente com “drive” qualquer amplificador de tubo. Equipado com um controlo de “tone” clássico e um filtro “HI-Pass” variável, qualquer estridência de alta frequência pode ser facilmente descartada. Os controlos são, tal como em toda a série da Maestro, intuitivos e imediatos.