Quantcast


Gibson Celebra Sister Rosetta Tharpe – A Madrinha do Rock ‘n’ Roll

Gibson Celebra Sister Rosetta Tharpe – A Madrinha do Rock ‘n’ Roll

Miguel Grazina Barros
Getty

Rosetta Tharpe é uma artista que raramente aparece em debates sobre quem foi o verdadeiro Pai do rock ‘n’ roll, mas acontece que o Pai fundador do rock ‘n’ roll, não foi de todo “Pai”.

Antes das estrelas de rock serem verdadeiramente “estrelas”, existia a Sister Rosetta Tharpe – uma audaz intérprete de Cotton Plant, Arkansas, que se tornou uma super estrela do gospel. O imenso talento e confiança de Rosetta chegou durante uma época em que as mulheres – e especialmente as mulheres “de cor” – não tinham voz. Uma época em que nenhuma mulher ousava tocar guitarra em palco, quanto mais a solo. Nenhuma mulher, excepto Rosetta Tharpe.

Uma das primeiras mulheres a liderar a sua própria banda, Sister Rosetta Tharpe é famosa por fundir estilos tradicionais com o rock ‘n’ roll moderno e por ameaçar o trabalho de lendas da guitarra com os mesmos ideais, incluindo Chuck Berry, Muddy Waters, e Elvis. Uma força da natureza com as suas raízes no gospel, que quebrou barreiras, estereótipos e normas com uma regularidade espantosa, Sister Rosetta Tharpe tem vindo e continua a influenciar dezenas de ícones musicais e permanece inequivocamente a definição de um iconoclasta.

 

«Quem precisa de um microfone, quando tenho uma voz tão grande como uma igreja, e pulmões tão poderosos como o Espírito Santo?» é a prenuncia do enorme talento de Rosetta Tharpe. Uma das primeiras artistas a tocar a icónica guitarra eléctrica Les Paul Gibson SG Custom de 1961, Sister Rosetta Tharpe foi uma artista negra de destaque que percorreu o segregado Jim Crow para o sul e foi largamente ignorada como figura seminal na criação da música rock. A Gibson colaborou com a propriedade de Sister Rosetta Tharpe e celebra a sua influência musical e cultural com uma coleção de edição limitada de acessórios, alinhada com o 61º aniversário do seu conhecido instrumento nº 1, a Les Paul SG de 1961, disponível como uma guitarra Gibson e como Epifone.

A coleção Sister Rosetta Tharpe honra o seu legado e pode ser adquirida no site da Gibson e inclui uma panóplia de acessórios, t-shirts, casacos e posters.