Gibson comemora 130 anos de perícia, inovação e música
No ano em que celebra os seus 130 anos, a Gibson continua a estabelecer-se como uma referência no ofício, qualidade, inovação e excelência sonora.
A Gibson tem moldado o som da música desde 1894, quando Orville Gibson projectou e construiu o seu primeiro instrumento musical conhecido na sua oficina em Kalamazoo, Michigan. 130 anos depois, ainda é possível tocá-lo e soa melhor do que nunca. O design inovador do topo esculpido que revolucionou o mundo do bandolim e da guitarra ao fornecer um instrumento mais alto, mais durável e mais tocável, continua a ser o ADN de cada Gibson.
Nos últimos 130 anos, os instrumentos inovadores da Gibson têm sido o catalisador de alguns dos momentos mais barulhentos e ressonantes da cultura pop. Muitos deles definiram o género – pensem no impacto transformador de Maybelle Carter na música country com a sua Gibson L-5, o “Pai do Bluegrass” Bill Monroe e o seu bandolim F-5, Eric Clapton a carregar a tocha dos “Pais do Blues” Robert Johnson e Freddie King e a abrir um novo caminho com a lendário “Beano” Burst, a SG Custom da “Mãe do Rock N’ Roll” Sister Rosetta Tharpe, Tony Iommi a inventar o vocabulário do heavy metal numa SG Special “Monkey”, Jimmy Page a definir o hard rock diante de um mar de pessoas com uma Les Paul e o braço duplo da sua EDS-1275, Slash a influenciar o movimento geracional e a desafiar as leis da música com a sua própria Les Paul e Bob Marley a popularizar o reggae com uma Les Paul Special.
Hoje, potências femininas como Lzzy Hale e Olivia Rodrigo estão a estabelecer novos padrões para o estrelato do rock e do pop com guitarras Gibson como os seus instrumentos preferidos, e a lista é infinita. Noutras ocasiões, as vozes dos instrumentos Gibson foram ouvidas em eventos culturais sísmicos, como a actuação de Bob Dylan na Marcha de 1963 em Washington, ou inspiraram novas gerações a tocar guitarra em aparições icónicas no cinema, como a inesquecível cena de Marty McFly no filme “Regresso ao Futuro”, de 1985.
«Estamos na música, com instrumentos, som e media em todas as nossas marcas; somos uma das empresas mais icónicas da música», refere Cesar Gueikian, Presidente e CEO da Gibson. «Os artistas escolheram-nos para criar géneros musicais e escolhem continuamente a Gibson e as nossas marcas. Ao comemorarmos 130 anos desde que Orville Gibson começou a fabricar instrumentos, acredito que os nossos melhores anos estão firmemente à nossa frente. Nós somos a Gibson. Os nossos artesãos, a nossa equipa global, os nossos artistas e os nossos fãs, juntos são a Gibson. Em linha com isso, e para comemorar 130 anos, mudamos o nosso nome de Gibson Brands novamente para Gibson, condizente com o nosso foco e objetcivo de fabricar as melhores guitarras da nossa história.»