Gibson Cria Serviço de Manutenção Virtual Gratuito

Gibson Cria Serviço de Manutenção Virtual Gratuito

Redacção

A Gibson anunciou a criação de um serviço de manutenção online no qual contactas em vídeo conferência individual com um guitar tech. O serviço é gratuito.

Poder falar com um guitar tech profissional, em regime de privacidade e esclarecer dúvidas relativas à manutenção da guitarra? Somos um pouco cínicos em relação à Gibson (quem nunca?), por vezes, mas não há como não aplaudir esta tremenda iniciativa da marca que será aberta, além dos modelos Gibson aos instrumentos Epiphone, Kramer ou Steinberg, sejam guitarras eléctricas ou acústicas, ukeleles, banjos, bandolins ou baixos.

O serviço estará disponível em várias línguas e com horários ajustados ao seu fuso horário. Este novo serviço da Gibson é totalmente gratuito.

Uma vez que funciona em tempo real em “consultas” individuais, o técnico disponibilizado pela Gibson irá prestar assistência específica aos problemas e questões que lhe são colocadas por cada utilizador. Nada de dicas generalizadas como se escreve por este pasquim. Para o Virtual Guitar Tech (VGT) poder optimizar o seu trabalho com cada indivíduo, há dois passos a ter em consideração.

Em primeiro lugar, os músicos devem dirigir-se a www.Gibson.com para agendar a sua sessão de consulta gratuita (com duração de cerca de meia-hora). Quando a vídeo-chamada tiver lugar, será discutido o tipo de instrumento, a sua condição e que problemas têm sido recorrentes e que tipo de serviço ou assistência necessitam. O VGT irá ainda inquirir sobre estilo de tocar e técnica, além do género musical, e também sobre a experiência no domínio do instrumento. Então o VGT irá apresentar uma lista de ferramentas básicas que serão necessárias para a tarefa de manutenção a realizar. E aí tem início o segundo passo.

Após a primeira consulta, poderão agendar uma sessão gratuita e individual de uma hora com um VGT, que vos assistirá remotamente num serviço básico de manutenção do instrumento. Terão tempo para se munirem com as ferramentas e materiais recomendados na etapa anterior. Depois, o VGT irá orientar essa sessão de uma hora, guiando passo a passo cada uma das intervenções no instrumento.

Claro que não devem contar com intervenções demasiado complexas, como rewiring do selector de pickups ou refret da escala, etc. Mas este serviço será óptimo para, com segurança, aprenderem a trocar cordas da melhor forma ou como adequadamente tratar da escala do instrumento. Também serão tratados assuntos mais elaborados como o ajuste do truss rod, ou a altura e acção dos pickups e cordas.