Quantcast


Gibson Lança Novas Guitarras Únicas “Leo Scala Super ‘58 Flying V’s”

Gibson Lança Novas Guitarras Únicas “Leo Scala Super ‘58 Flying V’s”

Miguel Grazina Barros

A nova linha de guitarras altamente limitada “Master Artisan” da Gibson é desenvolvida em colaboração com Leo Scala.

A Gibson anunciou o lançamento da “Master Artisan Collection”, uma colaboração entre a gigante marca de guitarras e vários luthiers de renome de todo o mundo. Para a sua primeira coleção convidaram Leo Scala, fundador da Scala Guitars.

Essencialmente, cada um dos luthiers envolvidos terá a oportunidade de criar a sua própria colecção de guitarras eléctricas únicas. As guitarras destas colecções serão ornamentadas, construídas à mão e fabricadas em números incrivelmente limitados – com a coleção Leo Scala apenas tem 10 guitarras vão ser produzidas no total, e devem ser encomendadas directamente por telefone à Gibson Garage, em Nashville.

Leo Scala desenvolveu 10 variações com a icónica forma de corpo da Gibson “Flying V”, apresentando 4 tipos de “Flying V” diferentes – a Classic, a Hybrid, a 777 e a Seraph. No total, estão disponíveis 3 de cada um dos diferentes modelos 777, Hybrid e Classic, e uma única Seraph. Cada uma das guitarras foi envelhecida à mão por Scala, e todas apresentam um corpo e braço de Korina, um fretboard em “brazilian rosewood”, e um único pickup single-coil construído à mão.

No entanto, e apesar de todas partilharem estas características comuns, cada um dos modelos é distinto à sua maneira.

«Quando construo uma guitarra, não estou a construir uma guitarra», disse Scala sobre a colaboração. «Primeiro estou a construir um knob. Depois estou a enrolar o pickup. Estou a 100 por cento ligado a cada um desses detalhes. Construo uma série de pequenas coisas diferentes. A guitarra é apenas um lugar onde tudo se junta.»

Gibson Leo Scala Classic Flying V | Trata-se da guitarra mais habitual do grupo, a Classic é construída com os alicerces da original “Flying V” de 1958. Estão presentes um knob de volume e um knob de tone, com fios dos anos 50, uma bridge “Tune-O-Matic” com saddles de latão, e condensadores “bumblebee” personalizados. Em termos de acabamento, a Leo Scala Classic Flying V será produzida em preto, branco e acabamentos personalizados, com um exemplo de cada conjunto a ser produzido.

Gibson Leo Scala Hybrid Flying V | A “Hybrid Flying V” é em grande parte igual à sua equivalente clássica, mas acrescenta “stop-tails” de latão à bridge, para afinações alternativas. Tal como a anterior, a Leo Scala Hybrid Flying V será produzida em preto, branco e acabamentos personalizados, com um exemplo de cada conjunto a ser feito.

Gibson Leo Scala 777 Flying V | A 777 é uma homenagem à Flying V “Número 7” de Lonnie Mack, que apresentava um distinto vibrato “Bigsby B7”. De resto, a 777 mantém as mesmas características que a Classic e a Hybrid, e será produzida em Preto, Branco e acabamentos personalizados com, mais uma vez, um exemplo de cada conjunto a ser feito.

Gibson Leo Scala Seraph Flying V | A Seraph, no entanto, é um instrumento com um pickguard metálico engravado com um logótipo da Pontiac de 1937, e um gráfico de um crânio na parte de trás do corpo. A guitarra também apresenta um vibrato Bigsby B7, capacidades de divisão de pickups através de um switch, e um tratamento de envelhecimento ainda mais realçado do que as anteriores da colecção.

Para mais informações sobre a coleção “Master Artisan”, visita o site da Gibson.