Gibson SG Diablo Premium Plus

Timóteo Azevedo

Desde a sua primeira aparição em 1961 que o modelo SG da Gibson tem sido visto como o parente mais sóbrio da Les Paul Standard. Apesar de estar equipada com os mesmos pickups e ferragens, os acabamentos disponíveis para as SG são geralmente mais simples do que alguns encontrados nas Les Paul.

A série Gibson SG Diablo Premium Plus representa a proposta da maca para alterar esta situação. Este novo modelo SG Diablo Premium Plus apresenta um corpo cujo tampo de maple ondulado é bem conhecido nas Les Paul Standard. O topo em maple está colado ao resto do corpo em mogno, sendo a mesma madeira usada para o braço. Uma característica que a separa logo do modelo SG Standard, cujo corpo é completamente esculpido de mogno. Ainda no corpo, os modelos da série SG Diablo Premium Plus não têm pickguard. A junção do braço e do corpo é feita através de colagem, de forma a permitir uma união que facilite a execução por parte do músico. Os acabamentos disponíveis são Iced Tea, Manhattan Midnight e Transparent Black (ilustrados), revestidos por um verniz nitroceluloso.

No braço encontramos uma escala de 24,75″ em rosewood (pau-rosa), com 24 trastes e um raio simples de 12″. Os inlays trapezoidais da escala são incrustados em madrepérola. A pestana é esculpida de Corian, um polímero acrílico desenvolvido pela DuPont. A cabeça apresenta a típica inclinação de 17° da Gibson, onde encontramos o logótipo também incrustado em madrepérola.

A nível a electrónica, as Gibson SG Diablo Premium Plus vêm equipadas com dois humbuckers BurstBucker Pro, nas posições de braço e ponte. Os pickups são fabricados com ímanes de Alnico V envolvidos por uma bobina de fio de cobre com calibre 42 AWG (American Wire Gauge, calibre americano) que proporciona o tom dos clássicos pickups PAF. No entanto, a bobina está revestida com cera para permitir suportar volumes mais elevados sem gerar ruído e feedback indesejado. O sinal dos pickups passa por um potenciómetro de tom e um de volume, e o selector permite 3 posições (braço, braço e ponte, ponte). Esta característica também diferencia a SG Diablo Premium Plus da SG Standard, que apresenta um potenciómetro de tom e de volume para cada um dos pickups.

As ferragens apresentam um acabamento cromado, com ponte em sistema Tune-O-Matic e o estandarte da TonePros. O modelo das cravelhas é Locking Grover Kidney.

Incluídos com a guitarra estão um estojo rígido com um exterior em vinil preto, uma ferramenta para ajustar o truss rod e documentação de suporte com dicas sobre como fazer ajustes à guitarra para adaptá-la ao estilo de execução pessoal.

EGITANA