Gibson USA EB Bass

Timóteo Azevedo

A Gibson USA lançou um novo modelo de baixo eléctrico com uma escolha de madeira fora do tradicional mogno. O novo EB Bass apresenta uma combinação de freixo [ash] e maple, à qual junta dois novos pickups com ímanes de Alnico V desenvolvidos pelo luthier Jim DeCola.

Em vez do tradicional mogno, o corpo sólido do EB Bass é feito freixo, ao qual é colado um braço de maple de grau-A com perfil arredondado. O desenho do corpo é inspirado nas guitarras SG e o seu duplo cut-away, mas neste caso os cut-away estão desalinhados. O braço apresenta uma escala de tamanho completo, 34″ de comprimento, esculpida de pau-rosa [rosewood]. A escala apresenta um raio simples de 12″, totalizando 20 trastes de tamanho jumbo médio. A pestana é feita de Corian, e segue o PLEK System da Gibson.

A vibração das cordas é captada por um novo par de humbuckers desenvolvidos pelo luthier Jim DeCola, que colabora com a marca. Os novos pickups têm ímanes de Alnico V e foram bobinados com métodos especiais, tem em especial atenção a tonalidade dos captadores. Ambos os humbuckers têm a possibilidade de funcionamento como single-coils, através da utilização do sistema de push-pull dos potenciómetros individuais de volume para cada pickup. Quando estão ambos definidos como single-coils, o cancelamento de ruído torna a entrar em acção. Na posição de braço, o DeCola Humbucker foi bobinado para oferecer um tom mais quente e claro, enquanto na posição de ponte o processo teve por objectivo proporcionam um timbre mais forte e ressoante. O som pode ainda ser moldado através de um potenciómetro geral de tom.

Nas ferragens cromadas encontramos uma ponte maciça e de contacto total Babicz, que oferece uma base sólida para a vibração das cordas e a sustentação do som. Na cabeça, as cravelhas Grover Bass asseguram que a corda mantém a tensão necessária para uma afinação correcta.

O EB Bass está disponível nos acabamentos Satin Ebony, Natural Satin, Satin Cream e Satin Fireburst, selado por um lacado nitroceluloso e protegido por um pickguard em réplica de carapaça de tartaruga. O instrumento inclui um estojo rígido de transporte com o logótipo da Gibson USA e a respectiva documentação de ajustes possíveis e garantia.

EGITANA