Quantcast


Gibson vai lançar-se no mercado das guitarras vintage

Gibson vai lançar-se no mercado das guitarras vintage

Rodrigo Baptista

Conhecedores da procura e dos preços de revenda das suas guitarras vintage, a Gibson decidiu agora enveredar por este caminho e criou o Gibson Certified Vintage.

A Gibson – a icónica marca de instrumentos de guitarras – tem um legado de fabricação de instrumentos de classe mundial desde 1894, quando Orville Gibson fabricava bandolins archtop. Como uma extensão natural da paixão da Gibson pelos seus instrumentos exclusivos e pelas histórias que eles contam, a marca decidiu agora lançar o histórico programa Gibson Certified Vintage – que oferece guitarras vintage colecionáveis ​​autenticadas e certificadas diretamente pela Gibson, para novos proprietários com garantia vitalícia. e certificado de autenticidade vintage.

Segundo o comunicado apresentado pela marca as guitarras que fazem parte do Gibson Certified Vintage serão vendidas na Gibson Garage em Nashville, contudo alguns modelos poderão estar disponíveis no site da marca.

Uma estreia mundial, o Gibson Certified Vintage apresenta guitarras exclusivas da Era Dourada da marca, protótipos únicos, guitarras de celebridades, bem como modelos dos anos 70 e 80 diretamente do Gibson Vault. Todas as guitarras Gibson Certified Vintage vendidas apresentam uma carta de avaliação detalhada confirmando a proveniência e a história do instrumento, um certificado de autenticidade e um estojo exclusivo. Pela primeira vez na indústria, todas as guitarras receberão uma nova garantia limitada vitalícia.

« O dia de hoje apresenta-se como um marco para todos nós da Gibson e com o lançamento do Gibson Certified Vintage estamos a mudar o colecionismo de guitarras vintage para sempre”, disse Cesar Gueikian, presidente da marca Gibson. «Somos contatados diariamente por compradores e vendedores de guitarras vintage Gibson para certificar a autenticidade das guitarras que estão a comprar ou a vender. Como um colecionador de guitarras vintage, particularmente guitarras vintage Gibson, eu adoraria ter este serviço da Gibson como garantia e tranquilidade para comprar com confiança. Ao lançar o nosso próprio programa Gibson Certified Vintage, resolvemos isso de uma vez por todas e os colecionadores terão um nível absoluto de certeza ao comprar diretamente do Gibson Certified Vintage.”

Mark Agnesi, diretor da Gibson Brand Experience, diz: «Temos o prazer de anunciar a primeira iniciativa Gibson Certified Vintage, com a venda destas cinco guitarras raras. O Gibson Certified Vintage verá a Gibson continuamente a selecionar e a lançar exclusivamente uma variedade de cobiçados instrumentos vintage, vendidos diretamente através da Gibson Garage e oferecidos com certificado de autenticidade, nova garantia vitalícia e outros “doces” personalizados.»

Para o lançamento do Gibson Certified Vintage foram então selecionadas uma Gibson Moderne de 1982, uma Gibson Les Paul SG Standard de 1961, uma Gibson Les Paul Junior de 1956, uma ES-355 Mono de 1959 e uma única Les Paul Standard de 1959 imaculada. Como curiosidade apresentamos em baixo alguns destes modelos, nomeadamente a  Les Paul Junior de 1956, Les Paul Standard de 1959 e a Moderne de 1982

1956 Gibson Les Paul Junior

Oferecida como parte do primeiro programa Certified Vintage da Gibson, esta Les Paul Junior de 1956 é um modelo totalmente original que apresenta um sunburst verificado com muita patina e marcas de guerra.

Não há guitarra mais atrevida na Terra do que uma Les Paul Junior original dos anos 1950. Com um design despojado, estas guitarras podem ter sido concebidas como modelos de estudantes, mas há muito tempo que guitarristas experientes de todos os quadrantes se interessam pelos seus encantos simplistas . O segredo está nos controles integrados:  aquele único Dog-Ear P-90 totalmente aberto pode rosnar como um cão feroz, mas reduzido aos mínimos  soará e tocará como uma guitarras acústica de topo plano. E, se achares que uma guitarra sem um pickup de braço não vai soar gorda o suficiente, tenta reverter o controle de tone da Junior para lhe dar mais textura.

Completa com o seu estojo ‘Alligator’, esta Les Paul Junior de 1956 é uma peça vintage acessível para colecionadores e uma máquina de rock ‘n’ roll intransigente com muitas décadas de concertos e potencial de gravação pela frente.

1959 Gibson Les Paul Standard

A Gibson 1959 Les Paul Standard é o modelo de guitarra elétrica mais desejado de todos os tempos. Para os colecionadores, nada é mais fascinante que a possibilidade de possuir uma Les Paul Standard vintage de 1959 e, mesmo entre as Bursts, esta é realmente uma guitarra excecional. Além da proveniência à prova de balas, o topo em flame maple com acabamento Iced Tea e o excelente estado de conservação fazem desta Les Paul Standard de 1959 número 9 0871 uma guitarra extremamente colecionável.

Esta Les Paul Standard sunburst de 1959 foi vendida pela primeira vez pela família do seu proprietário original num leilão da Christie’s em Nova York em outubro de 2005, tendo alcançado o que era então um preço recorde para uma guitarra que não era propriedade de uma celebridade. Comprada pelo aficionado vintage Dave Davidson, foi exibida no Songbirds Guitar Museum em Chattanooga, TN, antes de ser comprada pela Gibson, e estabelecer residência desde então no Gibson Vault na Gibson Garage, em Nashville . Durante o seu tempo no Gibson Vault, a guitarra foi tocada por vários músicos famosos e usada como referência para a reedição histórica da Gibson Custom e nos programas do Murphy Lab.

A Les Paul Standard sunburst é a guitarra elétrica mais icónica já alguma produzida e esta guitarra, que ostenta o número de série 9 0871, foi lançada em 1959 e apresenta especificações de 1959, com peças e cosméticos de 1959 e um perfil de braço de 1959. A figura extensa do tampo de bordo é uma característica rara e desejável que aumenta significativamente o seu valor em comparação com exemplos vintage mais simples, bem como o seu acabamento cujo o original Cherry Burst desvaneceu-se parcialmente para uma bela sombra apelidada de Ice Tea Burst ao redor do perímetro do topo. Com apenas trastes e carrilhões novos esta guitarra é apresentada no tipo de condição que os colecionadores sonham.

Esta Les Paul Standard sunburst de 1959 vem com uma variedade de extras exclusivos, incluindo uma Les Paul do aclamado programa Made 2 Measure da Gibson Custom com a sua escolha de VOS gloss ou acabamento  envelhecido do Murphy Lab. Além disso, o comprador receberá um livro de capa dura exclusivo da Gibson Publishing, com fotos impressionantes e imersivas da guitarra, e será convidado a visitar a Gibson Garage em Nashville para uma visita guiada privada ao Gibson Vault.

1982 Gibson Moderne

Poucas guitarras da Gibson estão envoltas em maior mistério do que a Moderne. Projetada por Ted McCarty em 1957 e patenteada no ano seguinte, a Moderne não entrou em produção até 1982-83, quando 143 modelos deixaram a fábrica da Gibson juntamente com a Flying V e a Explorer como parte da série Korina Heritage. A maioria desses instrumentos ostentava acabamentos naturais, mas apenas alguns eram feitos em branco e preto.

 

Como parte integrante do primeiro programa Gibson Certified Vintage , a Moderne é uma cápsula do tempo que só pode ser descrita como um instrumento novo e antigo, preservado em perfeitas condições dentro do Gibson Vault por mais de quatro décadas, recentemente redescoberta e que agora é colocada à venda pela primeira vez. Existem guitarras raras e existem unicórnios, e esta Moderne está definitivamente na última categoria.

A 1982 Moderne será vendida com o seu estojo rígido retangular preto original.

Para saberes mais sobre os outros modelos que serão vendido nesta primeira “fornalha” do Gibson Certified Vintage consulta o site oficial da marca.