Gonçalo Bilé oficializa relação com a Walden Guitars

Timóteo Azevedo

O jovem músico e cantor Gonçalo Bilé é o mais recente endorser da marca Walden Guitars, juntando-se a artistas como Rui Veloso, Sérgio Godinho, Pedro Vaz e João Só.

Bilé toca com o modelo G1070CEQ, uma guitarra electro-acústica de seis cordas de aço com formato de corpo Grand Auditorium da Walden. O tampo do corpo é esculpido de cedro vermelho, com as costas e as ilhargas feitas de mogno africano. O braço também é feito de mogno, e apresenta uma escala de pau-rosa (rosewood) com 25,6″ de comprimento e 20 trastes. O pente e cavalete são esculpidos de osso, e a ponte é feita de pau-rosa. As cravelhas são douradas, com os botões pretos. A guitarra apresenta um acabamento nitroceluloso acetinado, e a amplificação e equalização são feitas através de um pré-amplificador Fishman Prefix Pro Blend.

Gonçalo Bilé estreou-se me 2012 com o seu álbum de estreia homónimo. O registo apresenta uma fusão entre o folk acústico, blues, roots e pop/rock num “conjunto de canções frescas e despreocupadas”, como é descrito no seu site oficial. “Um álbum que descreve o quotidiano e as preocupações normais de uma pessoa normal. Neste trabalho, Gonçalo Bilé fala dos amigos, de amor e transmite uma mensagem de inconformismo com um mundo por vezes fútil”, acrescenta-se em relação ao registo.

O álbum contou com a produção de Bruno Vasconcelos, que já trabalhou com Pinto Ferreira e Guys From The Caravan. A gravação e mistura ficaram a cargo de Nélson Carvalho nos estúdios Valentim de Carvalho. No registo, Gonçalo Bilé contou com a participação especial de Frankie Chavez no tema “Líderes e Nações“. O primeiro single conhecido do álbum homónimo de Bilé intitula-se “Amarrado (da Cabeça aos Pés)”.

O distribuidor oficial da marca Walden Guitars em Portugal é a Road Crew.

EGITANA