Quantcast


Ibanez renova a sua parceria com Pat Metheny com a apresentação da PM3C

Ibanez renova a sua parceria com Pat Metheny com a apresentação da PM3C

Rodrigo Baptista
Jimmy Katz

O novo modelo de assinatura da lenda do jazz Pat Metheny combina qualidade com acessibilidade e uma sonoridade ímpar proveniente de um dos primeiros pickups da história da guitarra elétrica, o ES-150.

Pat Metheny é um dos mais antigos endorsers da Ibanez e a sua PM200 é uma das guitarras mais populares entre os guitarristas de jazz. Agora, o músico voltou a juntar-se à marca japonesa para apresentar um novo modelo, a PM3C que, apesar de manter os traços originais, traz alguns elementos que merecem ser destacados.

 

O seu corpo é em spruce no topo e maple na parte de trás e nas laterais, enquanto o braço é colado e composto por três pedaços de maple e nyatoh. A sua escala com 22 trastes medium dispõe de um comprimento de 24,7” e raio de 12”. Os trates receberam o tratamento especial Artstar no rebordo com a espessura apresentada pela Ibanez a situar-se nos 20mm no 1º traste e a chegar aos 9º traste nos 22mm.

No que diz respeito ao hardware, a PM3C está equipada com uma ponte Gibraltar Performer e uma tailpiece VT200 para melhor sustain e intonação.

Já em termos de eletrónica, Metheny optou por incorporar no seu novo modelo um pickup single coil que remonta a um dos primeiros exemplos de pickups empregues numa guitarra elétrica, o ES-150. Semelhante ao pickup presente nos modelos Ibanez de George Benson, Pat esclareceu que à MusicRadar que «o ES-250 que o George utilizou é na verdade a terceira geração desse pickup. É óptimo, mas o meu foco tem sido nas gerações anteriores que apareceram no ES-150. Em essência, eles são os primeiros pickups single coil.»

A Ibanez PM3C estará disponível em dois acabamentos, Preto e Âmbar Natural, ambos em gloss, por $1,599 (cerca de 1464€). Para mais informações consulta o site oficial da Ibanez.