The Archer, Monkeyman e Mr. Moto. Rodámos um excitante triunvirato de designs da J. Rockett Audio Designs. Circuitos efectivos, poderosos e deslumbrantes.
A J. Rockett Audio Designs foi criada por Chris Van Tassel e Jay Rockett em 2006. Ambos os fundadores possuíam longas carreiras e muita experiência acumulada como músicos de sessão. Frustrados com os produtos que encontravam no mercado, decidiram meter mãos à obra e criar unidades de acordo com as suas preferências, tendo consultado ainda vários outros músicos rodados na indústria.
Com uma operação artesanal (ou o mais fino boutique), a J. Rockett Audio Designs criou uma reputação firme através de unidades de distorção, delay, modulação, fuzz e até buffers. Uma visita à loja lisboeta Mr. Jack, colocou-nos em contacto com estes estimulantes pedais.
Todos os pedais J. Rockett Audio Designs funcionam a partir de um adaptador de 9 volts normal (tipo BOSS) ou com pilha de 9 volts. A entrada de alimentação é jack 5.5 mm x 2.1mm com voltagem positiva na face exterior. Ao ligar uma fonte de alimentação externa a pilha é automaticamente desligada. A JRAD recomenda desligar o cabo de alimentação quando não estão a usar o pedal, para preservar a vitalidade da bateria.
TESTE COMPLETO NO COLECCIONÁVEL 04 | 062.
O Archer Clean é magnífico. Um pedal de overdrive/boost com um extraordinário headroom, extremamente articulado e com uma transparência incrível, o carácter que eventualmente possa surgir é devido aos médios/agudos que sejam acrescentados (funcionando mais como booster para furar a mistura, nesse caso). Com controlos tão simples, quanto eficazes, não há muito a dizer sobre um pedal que fala por si.
O Monkeyman é um pedal bastante específico (se quiserem ser negativos, podem usar o adjectivo limitado). É um pedal desenhado para obter os sons dos antigos amps “Tweed” bem batidos. Foi difícil controlá-lo, muito difícil. Até porque o Monkeyman não tem um som particularmente bonito, antes soa bastante rude e exige muito da dinâmica humana (o que foi fatal para um guitarrista “fraquito” como o nosso editor). É quase um híbrido entre um overdrive, um boost e um fuzz, mas com todos esses efeitos carregados de reverb. O controlo Speaker Breakup dá-nos a simulação do “estalo” de uma coluna de um velho amp tweed, é esta a função central do pedal, é aqui que podemos passar de um som surf rock, para aquele twang de “Hotel California” ou para conseguirem um crunch à Ritchie Blackmore nos primeiros discos de Deep Purple.
No Mr. Moto, os controlos são bastante simples. Tremolo Depth ajusta a intensidade do efeito (se for colocado no mínimo, o pedal passa a actuar apenas como uma unidade de reverb), o Tremolo Speed estabelece a velocidade e o Tremolo Wave, define a forma de onda que passa para o sinal. Há duas formas de onda, com transição progressiva, sinusóide ou quadrada. O controlo Spring Reverb, tal como nos amps vintage, controlo a intensidade do efeito reverb, que é tão quente que se torna difícil não abusar.