Quantcast


Jimmy Page revitaliza a sua marca de amplificadores Sundragon com o novo Super Dragon half stack

Jimmy Page revitaliza a sua marca de amplificadores Sundragon com o novo Super Dragon half stack

Rodrigo Baptista

Após um hiato de três anos, Jimmy Page voltou a pegar na Sundragon para o lançamento de uma recriação especial do seu ‘68 Marshall Super Bass.

A Sundragon, marca de amplificadores de Jimmy Page, está de volta ao activo com a apresentação do novo Super Dragon half stack de edição limitada.

A génese da Sundragon remonta a 2019 quando Jimmy Page se juntou a Perry Margouleff e Mitch Colby, e apresentou o projeto na winter NAMM.

Já com dois amplificadores no catálogo, o Sundragon Limited e o Sundragon Standard, ambos inspirados no Supro Coronado que Page utilizou no primeiro álbum dos Led Zeppelin e no solo de “Stairway to Heaven”, agora chega-nos o Super Dragon half stack, uma recriação do seu ‘68 Marshall Super Bass, que foi utilizado para gravar “Led Zeppelin II”, e que rapidamente se tornou no amplificador de eleição, levando a que também tivesse sido usado em quase todas as outras gravações da banda, bem como nas atuações ao vivo.

«Não só o volume e o tone eram importantes, mas também precisava de ter potência suficiente para ouvir a subtileza de vários aspectos do meu jeito de tocar guitarra», refere Page sobre o seu amplificador de eleição. «Tentei amplificadores diferentes até ouvir falar de um tipo nos EUA chamado Tony Frank que estava a modificar amplificadores Marshall. Mandei para o Frank o meu Marshall favorito, um Super Bass 1968 e o resultado foi exatamente o que eu procurava. A modificação do Frank aumentou a potência do amplificador e expandiu a faixa dinâmica. Este amplificador tornou-se o amplificador principal para concertos, bem como o amplificador principal em que eu confiava no estúdio para todos os discos dos Led Zeppelin do “Zeppelin II” em diante.»

Quando Page tocou recentemente o tema “Rumble” de Link Wray na cerimónia do Rock and Roll Hall of Fame era o Sundragon Super Dragon que estávamos a ouvir.

Segundo o site, apenas cinquenta Super Dragon serão fabricados. Cada um deles construído à mão por Mitch Colby e o resto da equipa, e equipados com válvulas NOS GE 6550, resistores Iskra e Allen Bradley e capacitadores Phillips. Os amplificadores vão ainda ter um altifalante e uma coluna com um design especial com o intuito de «criar a resposta e a sensação do original de Jimmy.»

superdragonWebHomeF.jpg

Os Super Dragon serão fabricados de Novembro de 2023 a meados de 2024, e os interessados ​​em adquirir um deverão entrar em contacto diretamente com a Sundragon.

Para mais informações visita o site oficial da Sundragon.