Kabuki & Noh Percussion

Timóteo Azevedo

A Sonica Instruments e a FXpansion anunciaram o lançamento de uma nova colecção de samples de percussão para os softwares de emulação BFD2, BFD Eco e BFD Eco DV. O novo pacote de expansão Kabuki & Noh Percussion é composto por sons autênticos de percussão tradicional das ilhas do Sol Nascente, usada nos palcos ancestrais dos teatros Kabuki e Noh.

A colecção agrega um total de 56 instrumentos de percussão, onde encontramos uma grande variedade de tambores de mão, tambores melódicos, sinos, gongos e caixas de ritmo, às quais se juntam frases musicais tocadas com flautas Noh e vocalizações. O pacto ainda inclui os sons das pancadas com os pés ashibyoshi e os chocalhos tsukeuchi, cruciais no reforço dramático das actuações de Kabuki.

As vocalizações kakegoe são de 27 tipos diferentes, com 148 variações. As frases da flauta Noh totalizam 20 tipos, que por sua vez apresentam 61 variações. A colecção Kabuki & Noh Percussion ainda inclui 160 padrões rítmicos tradicionais de performances naugata e Noh em MIDI.

Os instrumentos foram tocados pelo mestre percussionista Takinojo Mochizuki, tendo sido gravados ataques tanto com a mão direita como com a mão esquerda com até um máximo de 99 camadas de velocidade, de forma a conseguir dinâmicas e rufos naturais. Todos os instrumentos foram captados com microfones Neuman, Korby e RCA ligados a um pré-amplificador NEVE 5315, dentro de uma câmara anecóica livre de reflexões e reverberações. O objectivo é permitir ao utilizador adicionar as reverberações e reflexões conforme as necessidades e desejos. A captação foi feita com múltiplos microfones em simultâneo, recorrendo a dois microfones directos, overheads em estéreo e microfones de sala também em estéreo.

Os 5,2GB de sons da colecção Kabuki & Noh Percussion podem ser adquiridos e descarregados através da loja online da FXpansion, tendo preço marcado em 109€ (IVA incluído). Também existirá uma versão física, mas é um exclusivo para o Japão.

EGITANA

fender