Katana Bass Amps: Os Novos Combos de Baixo da Boss
Inspirados nos amplificadores de guitarra Katana, os novos combos de baixo da Boss prometem um conjunto de características impressionantes.
A gama de amplificadores Katana da Boss tornou-se um padrão no mundo dos amplificadores de guitarra portáteis. Agora, os baixistas também podem usufruir dos mesmos, com um par de combos de baixo Katana: o Bass Katana-110 e o Bass Katana-210.
Ambos os amplificadores incluem um conjunto de características semelhantes aos seus irmãos de 6 cordas, com 3 tipos de pré-amplificadores, modelação de tonalidade abrangente, uma série de modelos Boss FX, conectividade digital e muito mais.
O Boss Katana-110 oferece uma potência de 60 watts, um woofer de 10 polegadas e um tweeter. Por sua vez, o Katana-210 é mais direccionado para o palco, com uma potência de 160 watts, 2 woofers de 10″ e um tweeter, que pode ser desactivado se necessário.
Em termos de controlo, ambos os Katanas oferecem o mesmo “signal path”. A cadeia começa com um par de efeitos de entrada – que oferecem compressão e drive – ambos com 6 modos seleccionáveis e um controlo de nível, permitindo ser encaminhado para cadeia ou ser completamente contornado.
De seguida, o sinal passa pela “channel section”, que oferece sons Vintage, Flat ou Modern, bem como controlos de ganho e volume, e inclui um “pad switch” e controlo de “shape” que permite ajustar ao tipo de baixo que estás a utilizar. Depois, há um controlo de mistura (blend control), que encaminha o som “Dry” de volta para a mistura, ideal se quiseres usar o drive e ao mesmo tempo manter a clareza e transparência original. O EQ de quatro bandas proporciona graves e agudos constantes, com um par de controlos de frequências médias para personalizares o som.
A secção de FX oferece uma gama de efeitos clássicos de baixo, desde o T-Wah auto-wah, Chorus, Octaver, Bass Synth, entre outros no banco FX1, enquanto que o FX 2 imclui 6 modelos de Delay e Reverb. Quando estiveres contente com o som, podes guardar a patch num dos 6 slots de memória, guardando todas as definições – excepto o ajuste do volume principal.
Ambos os amplificadores são desenhados para funcionar igualmente bem em volumes baixos, com a inclusão de um botão “Power Control” que reduz a potência para 1 watt, incluindo ainda uma saída de auscultadores com emulação de speaker e 3 configurações de “Air Feel”.
Tanto o Katana-110 como o Katana-210 oferecem uma saída de speaker com XLR DI balanceada, completa com “ground-lift” e opções de post/pré/direct comutáveis. Podes ainda utilizar os combos com a opção de “external effects loop”, e ligações para footswitches ou um pedal de expressão – e utilizar o controlador de 6 switches da Boss, “GA-FC foot controller”.
Os Katana Bass estão integrados com uma interface de áudio USB, o que permite uma edição mais profunda do amplificador através da aplicação “Boss Tone Studio” para computador. Há também um “aux-in” para ligar a uma fonte de áudio externa. Como são “Bluetooth-ready”, através do módulo “Boss Bluetooth Audio/MIDI” (vendido separadamente) podes transmitir áudio “wireless” entre o amplificador e o teu dispositivo, além de poderes usar a aplicação para smartphones “Tone Studio”.
Os Boss Katana-110 Bass e Katana-210 Bass estarão disponíveis em Abril de 2022 pelo preço de $399,99 e $649,99. Para mais informações, visita o website da Boss.