Kontakt faz 10 anos

Kontakt faz 10 anos

Timóteo Azevedo

A Native Instruments está a celebrar a década de existência do seu reputado sampler Kontakt com uma promoção. Até dia 7 de Julho é oferecido um desconto de 50% em vários produtos.

Os produtos abrangidos pela promoção incluem a mais recente versão do software, o Kontakt 5, e algumas extensões à biblioteca sonora. Uma biblioteca cujo acervo totaliza 43GB de coros, cordas de orquestra, instrumentos étnicos, baterias vintage, sintetizadores e muito mais.

Nas extensões encontramos a Damage, uma colecção de percussão orquestral e sons electrónicos criados pelo colectivo Heavyocity;  Session Strings Pro, um ensemble de 11 peças criado por instrumentos virtuais; Alicia’s Keys, um sampler com o som de piano da artista vencedora de Grammy’s; Scarbee Funk Guitarist, que permite acrescentar o funky groove que falta numa música hip hop, soul ou R’n’B; Abbey Road 70s Drummer e Abbey Road Modern Drummer, que permitem escolher entre um som de bateria mais moderno ou mais clássico; Vintage Organs, com tons de 5 órgãos bem conhecidos; West Africa, com percussão e instrumentos melódicos tradicionais da região ocidental de África; Scarbee Pre-Bass, com o tom fiel de um Fender Precision Bass e a Retro Machines MK2, com sons de 16 sintetizadores e teclados analógicos das décadas de 1970 e 1980.

Quando foi lançado em 2002, o Kontakt teve um impacto significativo no mundo dos samplers. O recurso a samples já se tinha tornado uma parte essencial da música contemporânea, mas o suporte desses sons geralmente era feito sob forma de equipamentos físicos dedicados. Material que requeria um orçamento generoso, e de difícil acesso mesmo para a maioria dos músicos profissionais.

Ao criar o Kontakt, a Native Instruments ofereceu uma solução mais acessível e mais flexível, pois sendo uma plataforma software é infinitamente expansível e reprogramável. Versatilidade que aumentou quando a plataforma foi aberta a desenvolvimento por terceiros.

Com 43GB de biblioteca sonora na sua versão base, o Kontakt continua a ser uma ferramenta a considerar no processo de criação musical, tão importante para o trabalho de estúdio do produtor como para a composição do músico.

EGITANA