MAGMA

Timóteo Azevedo

A Nomad Factory lançou um novo software de processamento de efeitos, que nas próprias palavras da marca representa “uma categoria completamente nova” – o MAGMA. O interface é suportado pela tecnologia Virtual Studio Rack (VSR), e vem carregado com 65 efeitos de rack inteiramente novos.

O MAGMA apresenta um elevado nível de flexibilidade, onde os diferentes efeitos podem ser infinitamente reconfigurados e reposicionados na cadeia de sinal arrastando-os para a posição que desejamos. Podemos construir 4 racks diferentes, assim como podemos definir a ordem das diferentes racks entre si livremente. Para cada rack também temos 6 opções de encadeamento do sinal, desde totalmente em série ou totalmente em paralelo, com algumas combinações híbridas pelo meio. Ainda no encadeamento de sinal, a Nomad Factory está em processo de desenvolvimento de um efeito extra chamado “MFX-Chainer” que permitirá criar cadeias dentro de cadeias de efeitos. O lançamento do “MFX-Chainer” está previsto para breve.

As categorias de efeitos apresentadas distribuem-se por amplificação, análise de sinal, emulação de colunas, delays, distorção, dinâmica, equalização, filtros, geradores, harmónicos, modulação, reverberação e duas categorias para efeitos especiais e utilidades. Ao total de 65 efeitos somam-se mais de 600 presets incluídos com o MAGMA.

O interface é compatível com Mac OS e Windows, tanto a 32-bit como a 64-bit. Na plataforma Windows, é possível autorizar uma cópia do MAGMA para um máximo de 5 computadores diferentes, sem ser necessário uma chave dongle. A compatibilidade do MAGMA estende-se às tecnologias VST (Virtual Studio Tecnology) e RTAS (Real-Time AudioSuite). A compatibilidade com AAX (Avid Audio eXtension) ainda está em fase de desenvolvimento, assim como o suporte de plug-ins VST desenvolvidos por terceiros. Esta característica está prevista para versões futuras do MAGMA.

Com uma oferta tão grande de efeitos e um funcionamento muito flexível, o MAGMA parece estar pronto a fazer o que promete a Nomad Factory – ajudar os utilizadores a criarem a cadeia de efeitos dos seus sonhos.

EGITANA