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Manutenção da Bateria: Cromados, Acabamentos e Bordos dos Cascos

Manutenção da Bateria: Cromados, Acabamentos e Bordos dos Cascos

Redacção

Porque a manutenção de um instrumento musical nunca fez mal a ninguém, aqui ficam algumas dicas muito úteis para limpar cromados, acabamentos e bordos dos cascos de uma bateria.

Bateristas, acusem-se os que gostam de ver cromados que parecem espelhos, sem impressões digitais, acabamentos impecáveis, tensores sem ferrugem, óleos ou detritos. Pois, dificilmente haverá quem não goste, se bem que essa condição é praticamente exclusiva do momento em que se retira o kit da caixa, imediatamente depois de ser adquirido – quando ainda traz aquele irresistível cheiro a novo.

Há, no entanto, várias coisas que podemos fazer para manter o kit – o mais possível – como novo. As dicas que se seguem são parte de um artigo publicado na revista Drum!, escrito por Rhett Hendrix, proprietário da Hendrix Drums, uma empresa de Dothan, Alabama.

Tomem notas. Ainda por cima não têm que gastar dinheiro com produtos ‘exóticos’.

Limpar os Cromados | A maioria dos aros, parafusos, brackets ou suportes de montagem e suportes para pratos são feitos de aço cromado. Com a utilização normal, os cromados começam a perder o brilho e podem mesmo começar a enferrujar com o tempo. Um truque fácil para remover a ferrugem ligeira e o grão superficial é limpar as peças cromadas com folha de alumínio e… Coca-Cola (ou similar). Parece estranho, mas funciona muito bem.

Basta aplicar uma pequena quantidade daquele refrigerante directamente na peça que queremos limpar e usar um pedaço de folha de alumínio ligeiramente amassada, tal como se fosse um pano de polimento. A folha é mais macia do que o cromado, por isso não risca nem danifica, mas é suficientemente abrasiva para remover ferrugem e detritos. Já a cola é ácida, pelo que ajuda a cortar alguma da ferrugem. O passo seguinte será pegar num pano seco e macio para remover os resíduos restantes, e o cromado ficará como novo!

Limpar os Acabamentos | Normalmente, são usados dois tipos de acabamentos nas baterias: laca e poliéster. Para limpar ambos pode usar-se o mesmo produto que se utiliza para polir móveis, embora este se acumule ao longo do tempo e deixe um resíduo que não fica nada bem. A melhor maneira de limpar ambos os acabamentos é limpar o pó e a sujidade com um pano de microfibras húmido, seguido rapidamente por um pano seco para absorver qualquer resíduo de água restante.

Se isto não for suficiente, pode usar-se um sabão suave e água morna num pano. Certifica-te de que o pano não está muito húmido, já que nunca se deve inundar o acabamento com água, especialmente quando este tem aplicação de laca. Os anéis de condensação nos móveis lá de casa podem atestar o facto de que não demora muito tempo até que a água estrague um bom acabamento em verniz. Existem vernizes especiais no mercado feitos para baterias e guitarras. Também fazem um óptimo trabalho, mas não é preciso ir tão longe.

Limpar o Bordo dos Cascos | O bordo dos cascos da bateria, aquela extremidade de apoio de uma peça contra a qual a pele é montada, recolhe, com o tempo, muito pó e alguns detritos. E ninguém sabe muito bem explicar como é que esse pó consegue entrar no casco, mas pelo que só pode ser descrito como um acto milagroso, a verdade é que consegue sempre. E ficarias surpreendido se soubesses o quanto uma pequena quantidade de detritos no bordo do casco pode afectar o som geral e o desempenho de uma bateria.

Para corrigir este ‘flagelo’, basta retirar as peles e limpar os bordos com um pano seco. Se vires quaisquer pontos ásperos ou detritos presos, a palha de aço extra fina é óptima para os remover sem alterar o perfil ou a forma do bordo. Antes de voltar a colocar as peles, aplica no bordo uma camada generosa de cera em pasta e esfrega-a. Após alguns minutos de repouso, basta polir essa superfície com um pano macio e os bordos ficarão novamente tão lisos como quando eram novos em folha. Isto vai ajudar a facilitar a afinação e a colocação perfeita da pele.

Agora, já só falta mesmo perceber como é que se consegue restaurar aquele irresistível cheiro a novo de uma bateria acabadinha de chegar da loja…

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