Mesa/Boogie apresenta quatro novos pedais de saturação

Timóteo Azevedo

A Mesa/Boogie anunciou o lançamento de quatro novos pedais de efeitos, trazendo o ganho e saturação dos seus amplificadores para os pés dos guitarristas. O Tone-Burst, Grid Slammer, Flux-Drive e Throttle Box oferecem graus crescentes de saturação, desde o boost limpo aos timbres para música mais pesada. Todos os pedais funcionam com interrupção por true bypass, e são montados manualmente na fábrica da Mesa/Boogie em Petaluma, Califórnia.

TONE-BURST

Trata-se do pedal de entrada do quarteto, podendo funcionar como um boost ou como overdrive. O potenciómetro de Level permite aumentar o ganho do sinal até um máximo de +20dB, aplicando quase nenhuma coloração sobre o timbre da guitarra. No entanto, se for necessária mais alguma saturação, podemos recorrer ao potenciómetro de Gain, dando ao pedal capacidades de overdrive. A nível de equalização, temos a opção de definição de graves e agudos, através dos respectivos potenciómetros Bass e Treble.

GRID SLAMMER

O Grid Slammer é um pedal de overdrive, com um painel de controlo clássico de Level, Gain e Tone. O pedal oferece opções de saturação que vão desde a distorção subtil ao tom de overdrive mais clássico, tendo o pedal um timbre que acentua a região das frequências médias caracteristicamente produzidas pelas guitarras. O potenciómetro de Tone equilibra a quantidade de agudos do sinal de saída.

FLUX-DRIVE

Com mais ganho e sustentação do que os dois pedais anteriores, o Flux-Drive é pedal de overdrive pensado para fazer realçar um crunch ou o canal de alto ganho de um amplificador. Os controlos de Gain e Level permitem calibrar o timbre para algo entre o simples reforço harmónico até à adição de sustentação. A definição de equalização pelos potenciómetros de Bass e Treble torna-o num pré-amplificador ainda mais completo, oferecendo maiores opções de escolha sobre a combinação de timbre entre a stompbox e o amplificador.

THROTTLE BOX

Do quarteto, é o pedal que é assumidamente de distorção. O Throttle Box oferece mais saturação que os outros três, pensado para o espectro de timbres do rock. No entanto, o pedal oferece dois passos de saturação através de um selector dedicado. Este selector proporciona a possibilidade de escolher entre um ganho mais baixos para tons menos saturados do rock clássico e do blues eléctrico, e um ganho mais alto para os tons para lá do hard rock e do heavy metal. Para além do controlo do tom através do equilíbrio das frequências agudas no potenciómetro de Tone, a stompobx apresenta um potenciómetro de Mid Cut que permite aplicar uma atenuação dos médios que produz a equalização de curva em “V”. Muitos músicos das sonoridades mais pesadas recorrem a esta equalização para alcançarem os seus tons nos amplificadores da Mesa/Boogie.

O representante oficial da Mesa/Boogie em Portugal é a Américo Nogueira, Lda.

EGITANA

fender