Minimoog V Original

Timóteo Azevedo

A partir das 00h00 (fuso horário CEST) do dia 21 de Junho, a Arturia vai disponibilizar para download uma edição especial do seu software de emulação daquele que é considerado o antepassado de todos os sintetizadores, o Moog Modular.

Com o nome de Minimoog V Original, esta edição comemorativa inclui todos os sons e funcionalidades da última versão do Minimoog V, mas apenas com os controlos clássicos do Minimoog original.

O motivo desta edição comemorativa é o facto de nesse dia terminar a parceria oficial entre a Arturia e a Moog Music. Um fim que vai obrigar a Arturia a retirar dos seus produtos todas as referências que estejam registadas como propriedade intelectual da Moog Music. Algo que faz antecipar alterações no aspecto gráfico dos interfaces e nos nomes dos produtos da Arturia, tendo em conta que terá de substituir os conhecidos logos e nomes da Moog. Um exemplo é o desaparecimento dos produtos Moog Modular V e do Minimoog V, substituídos pelos novos Modular V e Mini V.

Fundada em 1999 na cidade Grenoble (França), a Arturia apareceu numa exposição da NAMM ainda como uma obscura produtora francesa de software quando apresentou a primeira emulação de sempre do mítico Moog Modular. O software chamava-se Moog Modular V, e apresentava um aspecto gráfico que era uma réplica perfeita de um Moog System 55, mostrando ousadamente o nome e o logo da Moog. A surpresa foi grande, tendo em conta que uma produtora praticamente desconhecida tinha conseguido construir um programa que se comportava como um verdadeiro sistema Moog, e que soava bastante bem a fazê-lo. O lançamento acabou por ser apadrinhado pelo próprio Robert Moog, mas agora os sucessores mudaram de ideias quanto à colaboração com a Arturia.

O Minimoog V Original estará disponível para download apenas durante 24 horas. Uma oportunidade imperdível para conseguir aceder a alguns dos sons mais míticos da música contemporânea, a um preço absolutamente imbatível.

Faz o download aqui.