Moog apresenta versão renovada do Spectravox
O Spectravox da Moog combina um vocoder com um sintetizador semi-modular.
Desenvolvido em 2019 num workshop promovido pelo Moogfest, o Spectravox apresenta-se como instrumento super compacto capaz de desempenhar as funções de um vocoder e de um sintetizador semi-modular.
Desde então, o Spectravox parecia ter caído no esquecimento, mas agora a Moog decidiu trazê-lo de volta numa produção em série. Recorrendo à abordagem DIY do original, o novo Spectravox apresenta um conjunto de filtros de 10 bandas emparelhado com um único oscilador analógico e gerador de ruído branco. É esta conjugação que permite ao Spectravox funcionar como um vocoder, com um combo XLR/jack para entradas externas, e um sintetizador independente.
A grande diferença face ao modelo original prende-se com os faders usados para controlar o VCA de cada filtro no original, que aqui foram substituídos por pontos rotativos e patch CV. Juntamente com o oscilador e gerador de ruído, o Spectravox também possui um LFO de onda triangular para modulação interna. Como um sintetizador semi modular, o Spectravox possui um patchbay no lado direito com mais 16 entradas e saídas CV. O caminho do sinal permite que o Spectravox funcione como um sintetizador sem a necessidade de uma entrada externa ou qualquer patch.
O Moog Spectravox já está disponível para encomenda por $599 (cerca de 552€).
Para mais informações consulta o site oficial da Moog.