Moog: Série de Pedais Moogerfooger Estão de Volta em Formato Digital
A Moog disponibilizou sete pedais de efeitos que integram a sua linha clássica Moogerfooger – desta vez para utilizares em qualquer DAW.
2018 foi o ano em que a Moog interrompeu a produção dos seus clássicos pedais de efeitos Moogerfooger. Durante quatro anos, os preços das unidades originais subiram radicalmente no mercado de instrumentos e efeitos em segunda mão. A marca introduziu recentemente os icónicos pedais – desta vez sob a forma de uma coleção de sete plugins, com alguma funções modernas que fazem uso do digital da melhor maneira.
Introduzidos em 1998 por Bob Moog, a série de pedais de efeitos Moogerfooger começou com o “MF-01” e o “MF-102”, um filtro passa-baixo (low-pass filter) e um ring modulator. Ambos os pedais foram inspirados e retirados de módulos dos sintetizadores Moog. Um ano depois foi lançado o “MF-103”, um phaser que se seguiu de quatro outros pedais.
A coleção de sete pedais de efeitos está agora disponível para ser utilizada em qualquer DAW, sendo cada plugin baseado nos circuitos analógicos originais. Os efeitos são compatíveis em estéreo, e todos os parâmetros podem ser modulados e automatizados. É ainda possível guardar e utilizar predefinições de com os teus parâmetros preferidos. Enquanto que a versão em hardware dos pedais de efeitos apresentavam entradas e saídas CV (control voltage) – interagindo entre si e com sistemas modulares externos – o software recria essa funcionalidade e permite que cada pedal module os parâmetros de outro.
Steve Dunnington, actual vice-presidente de engenharia da Moog e antigo aprendiz de Bob Moog, afirma – “Bob gostava de se descrever como um fabricante de ferramentas para músicos. Ele sentia que a tecnologia não deveria impulsionar as necessidades dos músicos, mas que engenheiros e fabricantes de ferramentas deveriam utilizar as necessidades dos músicos para aproveitar o poder das tecnologias que servem essas necessidades. Nunca foi dogmático sobre se o analógico ou o digital eram melhores; via ambas as tecnologias como meios diferentes para servir os músicos que ele respeitava e admirava”.
Discutindo o nascimento da nova coleção de plugins, Steve continua – “Ao iniciarmos o desenvolvimento dos Plugins de Efeitos Moogerfooger, era de maior importância não só clonar os dispositivos, mas procurar oportunidades onde a tecnologia digital pudesse melhorar algumas das suas características. Isto está em consonância com as filosofias de Bob Moog , que estava relutante em copiar os seus antigos desenhos, mas preferiu continuar a aperfeiçoá-los e melhorá-los com base nas necessidades dos músicos. Assim, os controlos do envelope follower no novo MF-101S tornam-se mais flexíveis para uma maior variedade de material do que o MF-101 original, graças às possibilidades oferecidas pela tecnologia digital”.
Pode verificar abaixo uma lista completa de todos os plug-ins Moogerfooger. Funcionam em Mac e Windows nos formatos VST/AU/AAX, e o pacote está agora disponível pelo preço introdutório de $149 (preço normal $249).
Os sete efeitos Moogerfooger incluídos na coleção são – o “MF-101S Lowpass Filter”, o “MF-102S Ring Modulator”, o “MF-103S 12-Stage Phaser”, o “MF-104S Analog Delay”, o “MF-105S MuRF”, o “MF-107S FreqBox” e o “MF-108S Cluster Flux”. Os efeitos digitais estão disponíveis pelo preço inicial de 139€ aqui, sendo possível iniciar um período de avaliação de sete dias grátis.