Quantcast


NAMM 2024: Vox recria os seus primeiros wah wah na forma do VRM-1 e do V846 Vintage

NAMM 2024: Vox recria os seus primeiros wah wah na forma do VRM-1 e do V846 Vintage

Rodrigo Baptista

Os primeiros pedais wah wah da Vox, lançados originalmente em 1967, foram a escolha de músicos icónicos como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Geezer Butler.

A Vox decidiu recordar os anos dourados da marca com uma nova recriação dos seu primeiros pedais wah wah lançados originalmente em 1967.

O VRM-1, também apelidado de “The Real McCoy”, é uma «recriação meticulosa do pedal wah wah original» produzido pela Vox em 1967. O pedal foi criado para emular a técnica de trompete mudo de Clyde McCoy, e ganhou destaque quando guitarristas como Jimi Hendrix e Eric Clapton começaram a incorporá-lo na sua sonoridade, assim como o baixista dos Black Sabbath, Geezer Butler, que utilizou este pedal na introdução da música N.I.B. Com o intuito de recriar o tone anasalado do primeiro wah wah, a Vox destacou a gama de médios do VRM-1 com o intuito de proporcionar um som mais quente e articulado para cada nota. Uma edição Limited do VRM-1 apresenta o pedal a mesma paleta sónica do modelo standard mas num acabamento cromado.

Quanto ao V846 Vintage, este é uma «recriação autêntica» do segundo pedal wah wah produzido pela Vox. A sua sonoridade é caracterizada por uma extensa gama de frequências, com um foco extra colocado nas altas frequências para um efeito mais nítido e cortante.

O seu historial, assim como a sua qualidade de fabrico e de som, fazem com que estes pedais não estejam ao alcance de todas as carteiras. As versões standard custarão $350 (cerca de 321€), enquanto a edição cromada do VRM-1 custará $ 415 (381€).

Para mais informações consulta o site oficial da Vox.