NAMM’13: Novos American Vintage da Fender

Nero

Disponível em 3-Color Sunburst, White Blonde e Black, o American Vintage ’58 Precision Bass® celebra o primeiro ano em que surgiu o baixo. Um corpo leve em alder (e em ash no modelo White Blonde), braço fino em maple com perfil de curvatura em “C”, com black dot inlays e 20 trastes em estilo vintage, pickguard em dourado anodizado e acabamento em lacado e o novo American Vintage ’58 split single-coil pickup. Inclui ainda ponte em estilo vintage com “barrel” saddles em aço filetado, potenciómetros de topo liso em cromado serrilhado, carrilhões invertidos, ponte e pickup com guarnecimento em cromado.

O ano de 1963 registou um momento importante na história do Precision Bass pois foi aí que uma nova e confortável escala rosewood com laminados arredondados surgiu pela primeira vez no baixo que revolucionou o mundo da música. Isso surge aqui no novo American Vintage ’63 Precision Bass, que evoca o modelo desse ano com um braço em maple com perfil de curvatura “C” ligeiramente mais largo, dot inlays em cor de barro, pickguard em folheado triplo mint green (quatro camadas de folheado em tortoiseshell no modelo 3-Color Sunburst), o novo pickup American Vintage ’63 split single-coil, ponte em estilo vintage com “barrel” saddles em aço filetado, potenciómetros de topo liso em cromado serrilhado, carrilhões invertidos, ponte e pickup com guarnecimento em cromado, gancho auxiliar na traseira do headstock, e mais. Disponível em 3-Color Sunburst, Olympic White, Faded Sonic Blue e Frost Red.

O Jazz Bass adquiriu um braço em maple de curvatura em “C” ainda mais fino em 1964. Isso é o que se pode encontrar neste American Vintage ’64 Jazz Bass®, que tem outras como uma escala rosewood com laminados arredondados em 20 trastes de estilo vintage e dot inlays em cor de barro, pickguard de triplo folheado branco (quatro camadas de folheado em tortoiseshell nos modelos 3-Color Sunburst e Olympic White), os novos pickups American Vintage ’64 Jazz Bass single-coil, ponte em estilo vintage com “barrel” saddles em aço filetado, potenciómetros em plástico negro, carrilhões invertidos, guarnecimento cromado no pickup e na ponte com o logo “F”, e mais. Disponível em 3-Color Sunburst, Olympic White, Lake Placid Blue (com headstock condizente) e em Black.

Em 1974 o Jazz Bass sofreu mudanças significativas. O pickup da ponte fora aproximado em cerca de meia polegada mais próximo dessa mesma ponte no ano imediatamente anterior, e em 1974 viu-se o último dos últimos braços com junção four-bolt durante um tempo. Mais, o fino braço maple com curvatura em “C” foi esculpido novamente para um perfil mais sólido em “U”, ao mesmo tempo recebeu uma lista em walnut, binding branco na escala, os inlays perlados fizeram a sua primeira aparição e o pickguard preto substitui o seu antecessor em tortoiseshell.

O American Vintage ’74 Jazz Bass engloba tudo descrito acima e é o único membro da nova formação de baixos American Vintage que permite a escolha entre escalas de maple e rosewood com laminados arredondados, cada uma com binding branco, inlays perlados e 20 trastes estilo vintage. Os novos pickups American Vintage ’74 Jazz Bass single-coil, ponte em estilo vintage com “barrel” saddles em aço sulcado, carrilhões com logo “Fender” estilo anos 70, placa de junção do braço four-bolt com “F” estampado, guarnecimento cromado no pickup e na ponte com o logo “F” estampado e posicionamento com precisão vintage, e ainda mais. Disponível em 3-Color Sunburst, Olympic White, Black e Natural.

EGITANA