Quantcast


Novos Vídeos Celebram a História da Orange Amplification

Novos Vídeos Celebram a História da Orange Amplification

Miguel Grazina Barros

A lendária marca de amplificadores “Orange” disponibilizou novos vídeos no seu canal de Youtube com Colin Norfield, John ‘JJ’ James e Mick Dines.

A história colorida da Orange Amplification, marca responsável pelos lendários amplificadores cor de laranja, é celebrada em três novos vídeos protagonizados pelo engenheiro de som e baixista Colin Norfield, o famoso engenheiro de som John ‘JJ’ James e o respeitado designer de cabinets, Mick Dines.

Nos anos 70, a Orange Amplification criou a “Orange Hire” para fornecer o PA e a backline para os grandes festivais ao ar livre, tais como o “Reading” e o “Isle of White”. O baixista Colin Norfield foi o homem perfeito para gerir este empreendimento. A partir daí, passou a ser um dos especialistas pro-audio icónicos do nosso tempo. A lista de digressões de prestígio em que trabalhou inclui Diana Ross, Toto, Iron Maiden, Pink Floyd e Zucchero, e a sua relação com David Gilmour durou mais de cinco décadas.

John ‘JJ’ James é um engenheiro de som autodidata e conhecido por “quebrar as regras”, tendo sido responsável pela concepção da maioria dos produtos da empresa até 1979, incluindo o inovador amplificador “Pics Only”, sinónimo da marca. Quando a fábrica Bexley Heath fechou em 1979, James começou a trabalhar com Brain Hatt, engenheiro dos Estúdios Orange, antes de passar mais de quarenta anos “de palco” em espectáculos de classe mundial, incluindo Eric Clapton, Queen + Adam Lambert, Joe Satriani, Robbie Williams e muitos mais.

Mick Dines trabalhou para a Orange Amplification desde 1968 até aos dias de hoje e foi o Director Geral da Orange Amplification durante a década de 70. Dines usou a sua experiência como baixista itinerante para tornar os cabinets da empresa sólidos e robustos. Introduziu também parte frontal característica “Basketweave”, o material que ajudou a definir o tom distintivo da Orange. O seu conhecimento do baixo foi fundamental para a entrada da empresa no mercado de amplificadores de baixo, com a introdução do famoso Reflector Cabinet 2×15″ que utilizou um design inovador com 2 speakers de 15″, costas com costas, para maximizar o volume.

Os vídeos animados e informativos exploram uma época em que estes peritos na sua área “só faziam coisas” que “ninguém tinha pensado” e “nós fizemos com que funcionasse”. Confere os vídeos em baixo.