Quantcast


O Novo Standard dos Teclados MIDI, o Akai MPK Mini Play Mk3

O Novo Standard dos Teclados MIDI, o Akai MPK Mini Play Mk3

Miguel Grazina Barros

Além do já conhecido controlador MIDI, o novo Akai MPK Mini Mk3 é também um teclado com 128 sons internos.

Lançado em 2014, o Akai MPK Mini MK2 tornou-se num verdadeiro best-seller, um standard da indústria no que toca a teclados MIDI super compactos e portáteis. Com uma opção de sons integrados e o poder de ser utilizado “standalone”, a Akai lançou o MPK Mini Play, sendo o novo MK3 uma evolução com nova características melhoradas.

Uma das características é a possibilidade de usar o MK3 como um teclado portátil autónomo, que oferece 128 sons incorporados. Estes cobrem pianos acústicos/eléctricos, sintetizadores, pads, kits de bateria e mais, acrescentando ainda um altifalante incorporado melhorado e ainda mais potente do que o original MPK Mini Play MK2. Incorporado no teclado está ainda uma saída de  auscultadores de 1/8 polegadas.

A portabilidade do teclado é algo que a Akai continua a investir com estes modelos, e o MK3 integra uma bateria recarregável interna que promete uma autonomia de mais de 14 horas de funcionamento – além da alimentação através de USB.

Com 25 teclas, o teclado oferece uma resposta ainda mais sensível do que o modelo anterior, no que toca à “Velocity”. Os 8 “drum pads”, também sensíveis à “velocity”, são agora oficialmente do tipo “MPC”, enquanto que os 4 knobs de controlo de parâmetros foram reajustados acima dos pads. Há também uma função de “arpeggiator” integrada, juntamente com um pequeno visor OLED que reflete os presets selecionados.

Incluído com o MPK Mini Play Mk3 está a “MPC Beats”, a própria DAW da Akai, e 3 plugins da Air Music Technology: o Hybrid 3 synth, o Mini Grand piano, e o Velvet, um instrumento virtual de piano eléctrico vintage. Com a compra do MK3 tens ainda direito ao “Melodics”, um programa interactivo de aprendizagem musical.

O Akai MPK Mini Play MK3 está disponível por 115€ aqui.