Ocarina

Ocarina

Timóteo Azevedo

A Smule, uma empresa de development de aplicações para plataformas móveis, tem um produto que promete fazer um músico de toda a gente – a Ocarina.

Essencialmente, a aplicação transforma o aparelho numa flauta antiga, de quatro orifícios. Para tocar, basta soprar para o microfone do aparelho, enquanto se tapa e destapa os buracos no ecrã. Podemos mesmo escolher diferentes tonalidades e modos, algo como Dó maior ou Mi menor, e há mesmo um modo Zeldariano, inspirado nas melodias ouvidas na saga de videojogos “The Legend of Zelda“.

Existe mesmo um cancioneiro no site, com notação especial para se aprender a tocar diferentes melodias. Um arquivo que está em crescimento, porque os utilizadores podem submeter as suas próprias canções e transcrições.

A ocarina é um instrumento de sopro real, que funciona segundo os princípios de outros instrumentos musicais da mesma família, como as flautas transversais ou os clarinetes. Aliás, faz parte de uma das mais antigas famílias de instrumentos produzidos pela Humanidade, pensando-se que exista há 12.000 anos!

É uma das aplicações com mais sucesso da Apple, pertencendo ao “All Time Top 20 Apps“. Está disponível na iTunes App Store.

 

EGITANA