Orange Amplification em parceria com Marcus King com o novo “MK Ultra Signature Amp”
A nova colaboração trata-se do primeiro amplificador de guitarra Orange a ser concebido e construído nos EUA.
A Orange e Marcus King juntaram-se para desenvolver uma cabinet de amplificador a válvulas de assinatura, sendo o “Marcus King MK Ultra” o primeiro dos seus amplificadores de guitarra a ser concebido e construído nos EUA, com algumas características muito especiais.
Totalmente a válvulas, totalmente com a eletrónica feita à mão, o MK Ultra de 30 watts é um amplificador de guitarra que glorifica a simplicidade e o som, com um simples e óbvio painel de controlo com knobs para Volume, Deep (baixo), e Sing (agudos). A Orange promete ousadamente que o EQ personalizado torna «impossível encontrar um som mau», sendo o MK Ultra um amplificador que favorece as dinâmicas e preserva a sensibilidade ao tocar o instrumento.
O MK Ultra oferece um par de válvulas de pré-amplificador 12AX7, um par de tubos 6L6GC com cátodo no amplificador de potência, e dispõe de um transformador Heyboer personalizado de fabrico americano. A parte de trás do MK Ultra apresenta saídas para altifalantes de 4, 8 e 16 ohms.
«Quando comecei a tocar guitarra, a minha intenção era tentar emular as cordas vocais femininas com a minha guitarra através do meu amplificador», afirma Marcus King – «Se conseguires que uma stack de amplificadores Marshall cante da forma certa, quase se pode emular uma Tina Turner ou Janis Joplin. Mas não chega lá bem».
Embora tenha apenas três controlos, todos eles são interactivos, com a resposta do amplificador a mudar à medida que se aumenta o volume, ficando mais “cheio” à medida que os tubos de potência são puxados. Se o som for um pouco exagerado, podes sempre rodar o controlo de volume da tua guitarra para baixo para compensar – é tudo um jogo de dinâmicas na procura do som certo.
Quanto ao EQ, aborda o som da guitarra de uma perspectiva diferente, com o controlo de agudos de Sing descrito como um «controlo de variação de entrada brilhante» que pode ser usado para afinar o amplificador da guitarra, enquanto que o controlo de graves Deep acrescenta «um adensamento geral». A Orange aconselha a definir primeiro o controlo de Sing e o volume, antes de alterar para o nível desejado de Deep.
Para mais informações sobre o “Marcus King MK Ultra” visita o site oficial da Orange.