Ozone Maximizer para Reason

Timóteo Azevedo

A Propellerhead e a iZotope juntaram-se para proporcionar acesso a uma das mais reconhecidas ferramentas de masterização aos utilizadores do software de produção musical Reason – o iZotope Ozone Maximizer Rack Extension.

Geralmente incluído no pacote iZotope Ozone, o Ozone Maximizer é um software usado no processo de masterização que permite aumentar o volume percepcionado sem induzir distorção. Atinge este objectivo recorrendo a algoritmos de compressão e limitadores, tendo a iZotope um limitador próprio chamado Intelligent Release Control (IRC). Este limitador usa um modelo psico-acústico avançado para alcançar uma limitação transparente, evitando que a compressão crie artefactos evidentemente audíveis na mistura final. Também previne que se reforcem de forma indesejada certas frequências na mistura, ajudando a que um aumento do volume percepcionado não seja sinónimo de degradação da qualidade sonora.

O Ozone Maximizer Rack Extension é a versão desta ferramenta para o Reason, em que o interface foi alterado para se adaptar ao workflow do DAW da Propellerhead (que funciona simulando unidades em racks num estúdio físico). A ferramenta também inclui o MBIT+ Dither da iZotope, um algoritmo que mostra bons resultados quando é necessário exportar ficheiros áudio para bitrates mais baixos do que o áudio a 24bit usado nas sessões dentro do Reason – como por exemplo para os 16bit para CD ou mp3.

A extensão da rack inclui dois modos IRCs (IRC I e IRC II), dois modos de limitador de baixa latência (duro, também conhecido por “parede de tijolo”, e suave), controlo de alta precisão do threshold com medição de ganho integrada, controlo sobre a velocidade da acção do limitador IRC com definição de lenta e transparente até rápida e agressiva, controlo sobre a ligação estéreo que permite limitação independente no canal esquerdo e direito, limitação inter-amostras que prediz quando um sinal digital poderá distorcer quando convertido em analógico e previne que aconteça, e controlo sobre a margem do nível de saída, que permite ajustar os picos dos níveis de sinal para melhor codificação em diferentes formatos.

A inclusão de software externo no Reason foi facilitada na última versão do DAW, o Reason 6.5 e o Reason Essentials 1.5. A Propellerhead incorporou no seu programa a tecnologia Rack Extensions que permite essa interacção sob a lógica de plug-in, e facultou um kit de desenvolvimento para todos os fabricantes que estivem interessados em incluir os seus softwares no Reason. Desde o seu lançamento, a tecnologia gerou forte adesão por parte dos fabricantes, e a lista de nomes que apoiam e estão interessados em facultar Rack Extensions inclui, para além da iZotope, a Audio Damage, Audio Realism, FXpansion, GForce Software, Korg, Peff, Rob Papen, Sonic Charge, Sugar Bytes, Synapse Audio e u-he.

“Muitos de nós na iZotope ansiavam pelo dia em que poderíamos usar as nossas ferramentas de produção favoritas, como o Ozone Maximizer, dentro do Reason,” declarou Nick Dika, gestor de produto sénior da iZotope. “Esse dia chegou! As Rack Extensions são uma grande solução para abrirem a rack do Reason a mais efeitos de áudio e instrumentos de topo, e estamos excitados por fazermos parte do lançamento de uma das nossas principais tecnologias.”

“Estamos extremamente contentes por ver a iZotope, com a sua percepção de qualidade e utilidade, dentro da rack do Reason,” acrescentou Mats Karlöf, gestor do produto Rack Extensions na Propellerhead. “Uma das principais tecnologias da iZotope, o Ozone Maximizer com a sua função de dithering, faz do Reason uma solução integrada ainda mais completa, ajudando as pessoas a pôr os últimos toques nos seus projectos. Acordo todas as manhãs com um sorriso na cara graças às pessoas inteligentes na iZotope.”

O iZotope Ozone Maximizer Rack Extension está disponível para download na loja online da Propellerhead por 65€. Uma boa opção para todos os utilizadores de Reason que querem dar aquela pitada de brilho que falta às suas produções.

EGITANA