Partituras sem papel

Timóteo Azevedo

A MakeMusic anunciou o lançamento do mais recente membro da família Finale – o Finale SongBook. Trata-se de uma aplicação gratuita para o iPad, e que promete aos músicos, ensaiadores, compositores, arranjadores e estudantes de música uma maior flexibilidade no acesso e partilha das suas partituras.

O Finale SongBook permite visualizar, imprimir e mesmo ouvir a notação, dando a capacidade de ter milhares de partituras guardadas no iPad e facilmente acessíveis. Peças que podem ser levadas para qualquer ensaio, aula ou concerto, sem o músico ter de carregar resmas de papel. A aplicação foi desenhada com a performance ao vivo em mente, deixando o máximo de espaço possível no interface para a notação. Em conjugação com a grande resolução dos ecrãs dos mais recentes iPad, e com boa resposta do software da aplicação, não ficamos com uma visualização pouco definida dos símbolos quando nos queremos concentrar apenas num par de compassos.

Para além de permitir a visualização de ficheiros .PDF, o Finale SongBook suporta os ficheiros da família de software de notação Finale. A prática função de apenas ver a partitura de um dos instrumentos também está incluída, para além da adição da capacidade de ouvirmos a notação. A qualidade de som da reprodução, para quem está habituado às bibliotecas de instrumentos Garritan presente noutros programas Finale, vai deixar um pouco a desejar. Compreensível, tendo em conta que o Finale SongBook é uma aplicação gratuita com pouco mais de 70 MB, enquanto que outras aplicações semelhantes com bibliotecas de instrumentos são pagas e ocupam muito mais espaço (por exemplo, o Notion para iPad, que ocupa 1,12GB). A aplicação permite também a criação de setlists, facilitando o acesso a uma série de partituras dentro da biblioteca sem ter de se procurar no acervo completo. Uma função prática para preparar performances em que já se sabe de antemão o que vai ser tocado ou trabalhado.

“O Finale SongBook estende o domínio do Finale do desktop para o mundo móvel”, declarou Karen van Lith, CEO da MakeMusic. “Estabelece uma plataforma móvel sobre a qual construiremos os produtos futuros. Os próximos lançamento vão expandir o fluxo de receitas da MakeMusic oferecendo opções adicionais e conteúdo premium numa base de pagamento-por-título. Com o Finale SongBook como alicerce, a MakeMusic está posicionada de forma única para providenciar a mais completa experiência de utilizador aos músicos móveis”.

O Finale SongBook está disponível na iTunes App Store.

Há mais de 20 anos que o Finale é o standard da indústria de software de notação musical, ajudando a tornar a MakeMusic num dos líderes das tecnologias musicais. O objectivo da empresa é oferecer soluções que permitam aos compositores, arranjadores, músicos, professores, estudantes e editores criar, editar, ouvir, imprimir e publicar notação musical. A MakeMusic é também há vários anos impulsionadora da utilização de ficheiros de formato .MusicXML, que permite a partilha, edição e audição de notação musical digital entre mais de 150 programas diferentes. Em conjunto com as bibliotecas de som Garritan, que possibilitam uma audição muito próxima de uma performance ao vivo, a MakeMusic continua a procurar estar na vanguarda da inovação.