Quantcast


Paul Reed Smith e a Origem dos Seus Icónicos Pássaros [Vídeo]

Paul Reed Smith e a Origem dos Seus Icónicos Pássaros [Vídeo]

Miguel Grazina Barros

Existe um detalhe que sobressai nas guitarras de Paul Reed Smith – os pássaros incrustados ao longo do fingerboard. O mestre das guitarras explicou recentemente a sua origem.

“PRS From The Archives” é uma série no canal oficial do Youtube da Paul Reed Smith, em que o guru das guitarras explora e explica a origem de alguns dos seus icónicos instrumentos. Num episódio recente, Paul explicou de onde surgiu a ideia das famosas incrustações em forma de pássaro, presentes em alguns dos seus modelos de guitarras mais conhecidos e cobiçados.

Recuando a Abril de 1976, Paul teve a oportunidade de estudar e tocar com algumas guitarras da colecção pessoal de Peter Frampton, músico dos Humble Pie. Pouco tempo depois – e inspirado na sua experiência – PRS decidiu construir a  guitarra “ideal” para o músico, tendo em conta os gostos de Frampton «Recebi autorização dele para tocar todas as suas guitarras», recordou Smith. «E assim, quando as pude tocar, tive uma ideia do que ele gostava, fi-lo para ele e levei-lhe a guitarra, sem acabamento, quando ele estava a tocar numa universidade americana.»

«E ele tocou-a e gostou muito», continuou ele. «Tive de a levar para casa para a acabar, e quando acabei levei-a para Newark, para lhe mostrar.»

Entre as especificações notáveis na guitarra, para além das incrustações “Bird”, encontra-se uma mensagem que diz: «Feito à mão para Peter Frampton por Paul Reed Smith», e uma incrustação de pássaro no calcanhar do braço – algo que Smith afirma ter sido «uma má ideia.»

Confere o episódio completo em baixo.