Pioneer CDJ-850 e DJM-850 com novo acabamento

Timóteo Azevedo

A Pioneer anunciou o lançamento de um novo acabamento para o leitor multimédia CDJ-850 e a mesa de mistura DJM-850. Aos equipamentos já existentes em preto, junta-se agora a opção de escolher um acabamento em branco pérola no CDJ-850-W e DJM-850-W.

Apenas se acrescenta uma opção de cor, com as funcionalidades e design do CDJ-850 e DJM-850 a manterem-se iguais. O CDJ-850-W reproduz uma grande variedade de formatos multimédia, suportando CD Áudio, CD de dados, CD-R, CD-RW e dispositivos de memória USB. Traz incluído o software recordbox, que analisa as batidas por minuto e a posição das mesmas no áudio e que facilita o carregamento dos dados, permitindo um controlo mais avançado na preparação antecipada do set. A função de Auto Beat Loop proporciona a definição de loops temporalmente precisos, com as opções de 1, 2, 4 e 8 repetições. O disco de jog com 206 mm de diâmetro proporciona um controlo profissional sobre o áudio.

Por seu lado, a mesa de mistura DJM-850-W mantém a arquitectura de placa de som com 4 canais estéreo, que proporciona o processamento simultâneo de entradas e saídas a 96kHz e 24-bit. Cada canal tem uma secção de manipulação do sinal que pode ser utilizada como equalizador com intervalo de +6 dB a -26 dB ou como isolador com intervalo de +6 dB a -? dB, em três bandas divididas em frequências graves, médias e agudas. A função de Beat Colour Effects recorre a encadeamento paralelo para proporcionar melhor controlo sobre os 13 efeitos que se podem aplicar sobre o áudio, seja reverberação, delay, flanger ou eco, entre outros. Esta função analisa o sinal de entrada de cada canal antecipadamente, e conecta directamente as mudanças de volume ao parâmetro mais indicado. A função de FX Boost aumenta as capacidades do potenciómetro de Level/Depth para além da mera mistura de sinal seco com o efeito. Quando activada, a posição central representa uma mistura de 100% do efeito sobre o sinal, com as posições daí para a frente a funcionarem como controlo de altura no efeito de eco ou para adicionar um filtro passa-alto ao efeito de reverberação.

O CDJ-850-W e a DJM-850-W ficarão disponíveis a partir do mês de Setembro, com preços de 946€ e 1.549€ respectivamente (IVA incluído).

EGITANA