Pioneer TS-A Series e Champion Series

Timóteo Azevedo

A Pioneer anunciou o lançamento de novos modelos de altifalantes na série TS-A e novos subwoofers na série Champion. Os novos modelos foram desenvolvidos de maneira a manter a limpidez sonora em volumes elevados, ao mesmo tempo que mantém um design apelativo.

“A Pioneer investiu o tempo em estudos e desenvolvimento para produzir as nossas colunas de modo a que elas possam funcionar de uma forma optimizada dentro do ambiente automóvel, maximizando a apreciação de áudio, juntamente com os requisitos do mercado. Ao implementar novas tecnologias, utilizando materiais de alta qualidade, conseguimos efectuar melhorias significativas que nos permitem fornecer a melhor experiência de audição para os nossos clientes”, declara Tom Van Biervliet, gestor de planeamento de produtos de áudio para automóvel da Pioneer Europa.

As novas colunas da série TS-A e os subwoofers da série Champion estarão disponíveis a partir de Novembro.

TS-A Series

Os novos modelos da série de altifalantes distribuem-se por três altifalantes 6×9″, dois coaxiais e dois conjuntos de componentes. Os cones de woofer estão revestidos por uma matriz de múltiplas camadas, que tal como o novo tweeter para agudos são produzidos com materiais muito leves para transmitirem, de forma eficiente, sons de alta frequência e velocidade. Os materiais utilizados também permitem uma construção resistente apesar da sua massa reduzida. O circuito magnético foi redesenhados nos altifalantes 6×9″, e proporciona uma resposta melhorada. Todas as novas colunas apresentam maior potência nominal de amplificação sonora.

O design das novas colunas apresenta uma estética que consegue tornar elementos funcionais, como as grelhas de protecção dos cones, em elementos visualmente apelativos que combinam com a prestação sonora das unidades.

A nova série é composta pelos modelos de 6X9″ TS-A6924i com quatro vias e 550 W de potência nominal, TS-A6923iS (ilustrada acima, à esquerda) com três vias e 500 W, e TS-A6923i (ilustrada acima, à direita) com três vias e 400 W. Nas colunas coaxiais encontramos o par formado pela TS-A1323i com três vias e 300 W e a TS-A1723i com três vias e 300 W. As novidades da série são completadas pelos conjuntos de componentes TS-A1172Ci com duas vias e 350 W e TS-A132Ci com duas vias e 300 W.

TS-W260D4, TS-W260S4, TS-W310D4 e TS-W310S4 Champion Series

A Champion Series apresenta quatro modelos novos: TS-W260D4 (ilustrado acima), TS-W260S4, TS-W310D4 e TS-W310S4. Os novos subwoofers apresentam um reforço em abacá aos constituintes do cone IMPP. Apesar de ser uma fibra de origem natural, encontrada numa espécie de bananeira, este material é muito leve e resistente, potenciando a reprodução de frequências graves a volumes mais elevados. No modelo TS-W310S4, o sistema de amortecimento foi melhorado para permitir maior musicalidade e fiabilidade na operação a volumes elevados. Os novos modelos são disponibilizados em tecnologia de bobina singular ou dupla, assim como opção para a instalação em sistemas de 2 Ohm, 4 Ohm, ou 8 Ohm.

EGITANA