Quantcast


PreSonus apresenta a nova versão 6.1 da DAW Studio One

PreSonus apresenta a nova versão 6.1 da DAW Studio One

Rodrigo Baptista

A versão 6.1 da Studio One estende os principais recursos introduzidos no 6.0, como colaboração, letras e vídeo.

A PreSonus lançou a Studio One 6.1, a primeira grande atualização para uma das estações das DAWs mais vendidas e inovadoras do mundo. A versão 6.1 oferece vários novos recursos, bem como melhorias nos principais recursos otimizados para o utilizador, lançados recentemente como parte do Studio One 6.0. Correções de bugs e outras atualizações para ajudar músicos e produtores a alcançar o fluxo de trabalho ideal fazem da bem parte desta nova versão da Studio One.

«O feedback da nossa comunidade continua a ser uma das nossas maiores prioridades», disse Arnd Kaiser, gerente de software da PreSonus. «Estamos entusiasmados em partilhar que o Studio One 6.1 estende os principais recursos introduzidos no 6.0, como colaboração, letras e vídeo. Também estamos a atender às solicitações mais enunciadas pelos utilizadores, incluindo um novo seletor de cores para criar faixas personalizadas e cores de canal, bem como o centro de notificação integrado. Juntamente com uma aplicação Studio One Remote atualizado, essas atualizações permitirão que os utilizadores tenham uma experiência de gravação e produção elevada e perfeita. Estamos ansiosos para ouvir o que a comunidade cria!»

Os compositores vão ficar impressionados ao ver que o recurso lírico expandido permite agora uma grande exibição de letras das músicas por meio do uso de um monitor externo ou tablet. Além disso, os utilizadores podem ajustar a orientação e o tamanho da fonte ao usar o Performance View, bem como fazer a transição perfeita de letras da página Song to Show.

A versão 6.1 também fornece várias melhorias úteis para a página de projeto totalmente integrada do Studio One para masterização. O recurso Project Templates permitirá aos utilizadores criar e guardar conjuntos de efeitos, incluindo o seu encaminhamento para hardware analógico externo, bem como o armazenamento de metadados de álbuns e muito mais. Haverá também um “Modo Álbum” adicional na secção de Otimização de Loudness da Página do Projeto que permite aos utilizadores manter o controlo total sobre o volume da faixa individual enquanto garante que o projeto não excede o padrão de volume exigido.

Esta atualização também se estende ao Studio One Remote App, uma extensão da DAW que pode ser usada em qualquer tablet compatível com iOS/Android/Windows. Agora, a aplicação está totalmente integrada à nova interface do utilizador do Studio One 6, bem como a todas as novas atualizações 6.1. Há também um novo recurso de letras dedicado que dará aos utilizadores do Studio One Remote a capacidade de ter acesso remotamente as letras.

O Studio One 6.1 também possui recursos voltados para a edição de som para vídeo. A versão 6.1 apresentará uma visualização maior do timecode na janela de vídeo. O novo Timecode Display pode ser ativado ou desativado e exibido como quadros, barras, segundos ou amostras. Além disso, os Smart Templates que oferecem uma Drop Zone vão agora suportar ficheiros de vídeo. Isso permite que os utilizadores importem vários videoclipes e os alinhem sequencialmente na trilha de vídeo do ficheiro do projeto.

Por último, o Studio One 6.1 foi otimizado para colaborações. Longe vão os dias de teres que vasculhar as caixas de entrada de e-mail para consultar rascunhos de projetos anteriores. Agora, o User Profile Menu contará com um poderoso sistema de notificação que alertará os utilizadores sobre cada música nova, versão atualizada e Workspace Invitation, tudo visível no Painel do utilizador do Studio One.

Para mais informações consulta o site oficial da PreSonus.