PRS “Stripped” 58

Timóteo Azevedo

A PRS Guitars anunciou que o modelo “Stripped” 58 vai integrar a oferta base da marca.

Originalmente apresentada como uma série limitada para a Experience PRS 2011, a guitarra “Stripped” 58 é uma reinvenção simplificada do seu popular modelo SC 58. Trata-se de um instrumento de inspiração vintage, perfeito para músicos que preferem um design mais tradicional de cutaway único. Também procura ser mais confortáveis para os guitarristas que cresceram a tocar em instrumentos com escalas mais curtas.

A frente do corpo é de maple ondulado (com opção 10-top da PRS, que representa uma madeira de melhor qualidade) e as costas de mogno, com o braço também de mogno em formato “Pattern” a apresentar uma escala em pau-rosa de 24,5 polegadas e 22 trastes. Os inlays são os tradicionais pontos, com a opção de mudar para desenhos de pássaros.

A nível de electrónica, a “Stripped” 58 apresenta os pickups 57/08 da PRS na posição de braço e ponte, com controlo de volume e tom para cada pickup e um selector de três posições. A guitarra apresenta uma ponte fixa de duas peças, também própria da marca. Com este mecanismo pretende conseguir maior massa e pontos de contacto entre a ponte e o corpo, com o objectivo de conseguir maior transmissão de vibração das cordas e consequentemente uma guitarra mais ressoante e com um tom mais cheio.

A ponte, tal como o resto das ferragens, tem acabamento niquelado, e a cobertura do truss rod é lisa. As cravelhas são PRS Phase III Locking Tuners, com capacidade de trancar as cordas nas cravelhas. O instrumento apresenta um acabamento V12 próprio da PRS, apresentado em 2010 e desenvolvido ao longo de 12 anos. Nas próprias palavras da PRS, “pretende ser um meio-termo entre um acabamento nitro e um acrílico, com uma sensação clássica particular. O V12 é extremamente fino para permitir que a guitarra ressoe, mas mesmo assim é incrivelmente resistente e sem risco de reagir de forma negativa com couro ou suportes de guitarra.”

A escolha de cores é diversa, estando uma nova cor chamada “Armando’s Amethyst” para ser revelada em breve.

A PRS “Stripped” 58 foi vencedora do prémio para “Melhor Guitarra Eléctrica 2011/2012” no Musikmesse International Press Award no início do ano.

EGITANA