Sintetizador Lendário Moog Minimoog Model D Está de Volta
Muitas vezes referido como “o melhor sintetizador de sempre”, o icónico Minimoog Model D está de volta – com um preço que faz jus ao seu nome.
É comum encontrar o Moog Minimoog Model D no topo das listas de “sintetizadores mais importantes de sempre”. Há ainda quem vá mais longe, e lhe atribua o título de “melhor sintetizador do mundo”. Quando foi lançado em 1970, foi o primeiro sintetizador “portátil” e foi um dos primeiros a desbravar caminho no que conhecemos hoje como a “síntese sonora moderna”. Artistas como Kraftwerk, Pink Floyd, Sun Ra, P-Funk, Giorgio Moroder, Nine Inch Nails, Dr. Dre. e Herbie Hancock fizeram história com este lendário sintetizador.
Depois da produção do Minimoog Model D no ano de 2016, a marca foi obrigada a interromper a mesma devido à falta de componentes electrónicos. O icónico sintetizador está finalmente de volta – e tal como na versão de 2016 – apresenta uma série de atributos modernizados em relação ao modelo dos anos 70.
Tal como o original, a nova reedição é feita à mão na fábrica da Moog em Asheville, NC, Estados Unidos da América. Embora mantenha o som e a sensação do original, inclui uma série de características modernas que estrearam na versão 2016 – um LFO analógico com forma de onda triangular e quadrada, um “Fatar Keybed” melhorado com sensibilidade a aftertouch e à “velocidade” e ainda integração MIDI. A nova versão também acrescenta uma “pitch wheel” com mola, que permite que volte automaticamente à posição inicial.
O resto mantém-se fiel ao original – um sintetizador monofónico com três osciladores e o icónico filtro “ladder”. Além disso, a secção de “mistura” oferece saturação e feedback para sons mais agressivos e rasgantes. O Moog Minimoog Model D está disponível por 4,999.00$ – cerca de 4,846.66€. Visita o site oficial da Moog para mais informações.