O tom de cartola

O tom de cartola

Timóteo Azevedo

O AmpliTube Custom Shop – a AmpliTube Slash da IK Multimedia trata-se de um conjunto de pedais de efeitos, amplificadores e colunas que fazem parte da essência de um tom lendário.

Programada para emular o mais fielmente possível o material usado por Slash no estúdio e ao vivo, a Amplitube Slash está repleta de modelos de assinatura do músico. A lista é composta por 6 pedais: um Delay de assinatura baseado no Boss DD3; o Slash Gate, um supressor de ruído baseado no MXR Smart-Gate; o Slash “OctoBlue“, um pedal de oitavas e de distorção numa só caixa, baseado no MXR Blue Box; o Slash X-Chorus, um chorus com elevado nível de controlo sobre a frequência e a equalização (baseado no MXR Stereo Chorus); o Slash’s Secret Booster, uma stompbox costumizada para conseguir um pouco mais de ganho nos solos; e um Slash WahDist, um pedal wah que te permite adicionar um pouco de distorção (baseado no Dunlop Slash Wah –  95). A nível de amplificadores, estão incluídos o Marshall JCM Slash Edition Silver Jubilee Head e o Marshall AFD100, que se podem ligar às colunas de assinatura Marshall 1960ASL e Marshall 1960BSL. O emulador do Marshall AFD100 incluí uma opção para tocar com o tom de um Marshall JCM800, que foi usado para gravar o seu mais recente álbum, “Apocalyptic Love“.

A aplicação também contém uma lista de presets para famosos riffs e solos de Slash. É também possível trocar presets e rigs online através de um serviço gratuito chamado “Preset XChange“. Para conseguires alcançar o tom que procuras, também tens a possibilidade de posicionar dois microfones para a coluna. Assim podes usar o espaço como factor no som, mesmo que esse espaço seja virtual.

“Comecei à procura de formas de gravar ideias, e a certa altura durante a tour foi-me apresentado o iRig. Fiquei siderado porque era exactamente o que procurava. Comecei a gravar muitas das ideias que tive para este disco [“Apocalyptic Love“], foi a ferramenta que usei. (…) Não gosto de coisas que demoram muito tempo a preparar, setups que demoram mais de 5 minutos, porque depois perco a inspiração do que ia fazer.”, é desta forma que Slash descreve a sua introdução à AmpliTube Custom Shop, e posteriormente ao desenvolvimento da AmpliTube Slash com a IK Multimedia.

Para além de todas as novas funcionalidades e tons, continuas a ter as outras funções já disponíveis na AmpliTube Costum Shop, como a possibilidade de gravação das tuas ideias, de fazer uma mistura até um máximo de 4 pistas ou a possibilidade de fazer play along com músicas existentes na biblioteca do aparelho iOS.

Disponível para iPhone, iPad e iPod touch, a AmpliTube Slash é compatível com os interfaces para aparelhos iOS da IK Multimedia, como o iRig e o iStomp. Também está disponível para desktop como plug-in para software de edição áudio, tanto para Mac como para PC.

EGITANA