Squier Vintage Modified Telecaster Bass e Bass Special

Timóteo Azevedo

A Squier lançou dois novos baixos eléctricos que apresentam as formas de corpo e cabeça de um modelo bem conhecido. O Vintage Modified Telecaster Bass e o Vintage Modified Telecaster Bass Special são as novas adições à gama Vintage Modified Series, em que instrumentos clássicos são recuperados com algumas características mais inovadoras.

Os novos instrumentos partilham algumas semelhanças. Ambos apresentam um corpo esculpido em tília [basswood] com um pickguard de camada única. O braço em maple tem um perfil em forma de "C". A escala também é feita de maple, apresentando 32" de comprimento com 20 trastes de tamanho jumbo médio e raio simples de 9,5". As ferragens cromadas têm um estilo vintage, com botões serrilhados e de topo achatado nos potenciómetros de tom e volume e uma ponta em forma de "barril" no selector. As saddles da ponte também apresentam o formato em "barril", com acabamento em bronze no Vintage Modified Telecaster Bass e cromado no Vintage Modified Telecaster Bass Special.

É no departamento electrónico que os novos baixos são diferentes. O Vintage Modified Telecaster Bass apresenta um único pickup single-coil Duncan Designed PB-102. O selector permite aceder a três timbres diferentes, em que na posição de braço oferece um circuito especial com um tom suave semelhante a um contrabaixo (sem controlo de tom), na posição média oferece um timbre moderno de baixo (com controlo de tom e volume) e na posição de ponte tem outro circuito especial com um som "barítono" (sem controlo de tom).

Por seu lado, o Vintage Modified Telecaster Bass Special apresenta dois pickups, um humbucker Wide Range desenhado pela Fender na posição de braço e um Duncan Designed JB102 Single-Coil Jazz Bass na posição de ponte. O selector de três posições assigna as combinações braço, braço-ponte e ponte. É possível controlar o tom e volume em todas as posições do selector.

O Vintage Modified Telecaster Bass e o Vintage Modified Telecaster Bass Special estão disponíveis nos acabamentos Black (com pickguard branco) e Vintage Blonde (com pickguard preto).

EGITANA