Quantcast


Blackstar: St. James, Os Novos e Ultra Leves Amps a Válvulas

Blackstar: St. James, Os Novos e Ultra Leves Amps a Válvulas

Redacção

Serão os novos cabeços e combos St. James da Blackstar o novo Santo Graal dos amplificadores a válvulas? A marca britânica garante que o 6L6 e o EL34 são os amps de 50 watts mais leves do mundo.

Depois de apresentarem, no ano passado, a tecnologia Cab Rig com os pedais de pré-amplificador Depart 10, os britânicos da Blackstar voltaram agora a atenção para os amplificadores a válvulas, com os cabeços e combos St. James EL34 e 6L6.

Com um novo logótipo e estilo boutique, estes novos amplificadores de 50 watts são os mais leves do mercado, garante a marca, com pesos a variarem entre os 6 e os 13,5 kg. Os amps são feitos em madeira de castanheiro para a obtenção de cabinets robustos e acusticamente agradáveis.

O engenheiro-chefe da Blackstar, Paul Stevens, diz que o resultado final foi obtido «através da escolha cuidadosa do material de laminação, entre outras considerações geométricas».

De resto, ambos os modelos apresentam um canal limpo inspirado nos clássicos amplificadores americanos de meados dos anos 1960 e um segundo canal onde as coisas diferem: o modelo EL34 oferece um crunch estilo britânico com boost à distância de um footswitch, um som claro e forte e que se transforma numa verdadeira besta com o pedal de overdrive.

O St. James 6L6 oferece sons de rock clássico britânico no primeiro canal e no segundo um ganho pesado e moderno, mas versátil. Aliás, versatilidade é uma das palavras-chave: juntamente com a saída de 50 watts, ambos os amplificadores apresentam modos de 2 watts para conduzir o amplificador de potência para volumes mais amistosos, juntamente com a configuração SAG para «dar às notas uma compressão de potência muito satisfatória e dinâmica».

Estes são também os primeiros amplificadores Blackstar a incluir Cab Rig, o sistema de simulador de colunas DSP editável da Blackstar para replicar o timbre do amplificador de válvula para gravação directa e monitorização ao vivo. Com algoritmos para simular cabinets, altifalantes, microfones e salas, este sistema alarga os horizontes de um já impressionante conjunto de amplificadores de válvulas. É possível armazenar três predefinições nos amplificadores com a saída designada.

Quanto a preços, variam entre os 599 e os 1299 euros. Todas as informações aqui e no vídeo que se segue.