TC Electronics BH250

Timóteo Azevedo

A TC Electronics anunciou o lançamento de uma nova cabeça de amplificação para baixo, a BH250. Portátil mas poderoso, o amplificador classe D solid-state debita um máximo de 250 watts de potência, embrulhado num pacote que pesa menos de dois kilos.

No painel frontal, o circuito começa com a escolha entre pickups activos ou pickups passivos. Segue-se a equalização, com definição de graves, médios e agudos. Mas a equalização não é linear, foi desenhada especificamente de forma a realçar ou cortar certas frequências. Na definição de graves, rodar o potenciómetro para a esquerda corta as frequências nas imediações dos 80hz, enquanto que rodar para a direita realça as frequências na vizinhança dos 100Hz. Na mesma lógica, para os médios corta tendo os 500Hz como referência, e realça em torno dos 800Hz. Para os agudos, o corte é feito em torno dos 1800Hz e o boost dos 3150Hz.

À equalização segue-se o potenciómetro de TonePrint, que serve para misturar oefeitos TonePrint de assinatura guardados dentro do BH250 com o som limpo. O efeito de fábrica é um chorus da marca, o SCF Chorus. Mas o efeito pode ser alterado conectando o BH250 a um computador através da porta USB existente no painel traseiro. Novos efeitos podem ser descarregados através do site da TC Electronics ou através da aplicação para iOS e Android TonePrint App. Uma característica do BH250 é permitir carregar os efeitos de forma wireless, transmitindo-os do telemóvel para o amplificador encostando o aparelho aos pickups do instrumento. Entre os efeitos disponíveis contam-se octaver, compressão, overdrive, distorção, flanger e vibrato, num acervo em expansão que incluí tons de assinatura de nomes como Nathan East (Eric Clapton, Fourplay, Toto), Charles Cave (White Lies), Michael Shuman (Queens of the Stoneage), Gail Ann Dorsey (Lenny Kravitz, David Bowie, Seal), Mark King (Level 42) e Roscoe Beck (Leonard Cohen, Robben Ford), entre outros. No entanto, só podemos ter um efeito carregado no BH250. Tanto a TonePrint App como os TonePrints são gratuitos.

Um afinador integrado é a última característica antes do volume master, que permite afinar baixos de 4, 5 e 6 cordas. O afinador tem um selector de mute, que permite afinar o instrumento sem debitar som pelos altifalantes.

Uma prova de que o tamanho não é assim tão importante, o BH250 oferece potência e portabilidade para os baixistas que não querem levar um camião carregado com material sempre que vão tocar a algum lado.

EGITANA

fender