Universal Audio Thunderbolt Option Card

Universal Audio Thunderbolt Option Card

Timóteo Azevedo

A Universal Audio comunicou oficialmente que a placa de expansão com tecnologia Thunderbolt para o seu interface de áudio Apollo já se encontra disponível. A nova placa Thunderbolt Option Card é compatível com a nova tecnologia de transmissão de dados da Intel, que apresenta maior capacidade e rapidez do que as anteriores USB 2.0 e FireWire 400/800.

A nova placa permite uma performance melhorada do Apollo High Resolution Audio Interface a frequências de amostragem mais elevadas, assim como uma redução de latência na utilização dos plug-ins UAD, cujas emulações de equipamentos analógicos funcionam através de hardware dedicado.

Facilmente instalável, a placa oferece duas portas Thunderbolt que fornecem energia aos equipamentos conectados. Esta característica permite ligar vários aparelhos em série com o interface Apollo, sejam discos rígidos, processadores ou ecrãs (mas não alimenta o próprio interface). Assim que o Thunderbolt Option Card é instalado, as portas FireWire presentes no Apollo são reconfiguradas para funcionarem como hub, ao qual se podem ligar outros equipamentos.

“Estamos muito entusiasmados por sermos a primeira companhia a oferecer verdadeira conectividade integrada Thunderbolt no mercado de interfaces de áudio”, declarou Bill Putman Jr., CEO e fundador da Universal Audio. “Trabalhámos lado-a-lado com a Intel para criar conectividade Thunderbolt robusta para o Apollo, e estamos expectantes para ver o impacto que este importante passo em frente tem na comunidade de produção digital.”

“A tecnologia Thunderbolt torna possível uma classe completamente nova de produtos que aumentam o fluxo de trabalho e criatividade da produção musical”, adiantou Jason Ziller, director de marketing e planeamento para a tecnologia Thunderbolt na Intel Corporation. “Produtos como o Apollo da Universal Audio estão a usar o Thunderbolt para abalar os mundos dos produtores musicais.”

A placa de expansão Thunderbolt Option Card tem um preço anunciado de $499 nos Estados Unidos.

O distribuidor oficial da marca Universal Audio em Portugal é a Tecnimúsica.

EGITANA