Yamaha cria MIDI sem fios

Yamaha cria MIDI sem fios

Nero

Na NAMM de 2016, a Yamaha apresenta o MIDI sem fios, ligando a nova geração de aplicações criativas para músicos ao permitir a liberdade da ligação móvel entre instrumentos como o iPhone, o iPad e os Macintosh.

Os dados MIDI são transmitidos utilizando Bluetooth LE (Low Energy). Este protocolo é suportado pelos dispositivos iOS 9.2 da Apple, ou versões posteriores, e pelo OS X dos Macintosh 10.10 (Yosemite) ou mais recente. Para ligar todos os instrumentos digitais em sua casa, a Yamaha apresenta dois adaptadores sem fios para MIDI – o US-BT01 para instrumentos com entrada USB e o MD-BT01, adequado para instrumentos mais antigos com uma entrada clássica MIDI. A transmissão sem fios de dados MIDI permite uma interacção suave e simples entre o seu instrumento e as aplicações iOS. O UD-BT01 liga-se à porta USB-To-Host do instrumento. Qualquer adaptador de energia para USB pode ser utilizado para alimentar o dispositivo com energia.

O MIDI é o padrão mais reconhecido para transmitir informação entre instrumentos digitais e dispositivos.

yamaha1 yamaha2

O MD-BT01 encontra-se ligado ao interface de MIDI do instrumento. Uma vez que o equipamento se encontra ligado só terá de selecionar o Adaptador MIDI Bluetooth enquanto entrada MIDI nas configurações de aplicação. A ligação de dados é estabelecida imediatamente. Um dos melhores benefícios em utilizar o protocolo de Baixo Consumo de Energia de Bluetooth é o de o MD-BT01 poder ser alimentado através do terminal de MIDI dos instrumentos – por isso não precisa de pilhas ou bateria.

EGITANA