Yamaha Synth Arp & Drum Pad

Yamaha Synth Arp & Drum Pad

Timóteo Azevedo

A Yamaha anunciou o lançamento de uma nova aplicação para o iPad, o Synth Arp & Drum Pad. Trata-se de um sintetizador que incluí uma variada gama de sons e tons profissionais, a que se juntam algumas capacidades de edição.

A Synth Arp & Drum Pad apresenta 61 vozes de alta qualidade, onde se incluem 7 kits de bateria na escolha de percussões. O sintetizador interno apresenta ainda as funções ajustáveis de corte de frequências, ressonância, ataque, release e portamento. Os efeitos de reverberação e chorus também estão disponíveis, e podem ser definidos individualmente.

O sintetizador apresenta um total de 632 padrões de arppegios que permite tocar frases de estilo musicais tão diversos como a dance music, hip-hop, rock ou pop. É possível controlar em tempo real para cada arppegio o balanço, duração da nota, alcance de oitavas e outras características. A escolha dos arppegios também pode ser feita especificando o tipo de escala e a nota fundamental da frase. A escala do teclado é definível, com diferentes modos disponíveis. Pentatónico maior, cromático, dórico e melódico menor são alguns exemplos das escalas disponíveis para criar melodias. O teclado apresenta também uma função de controlo por toque, onde arrastar os dedos ao longo das teclas modifica a altura das notas tocadas. Se agitarmos os dedos em cima das teclas, produzimos um efeito de vibrato.

A aplicação também apresenta 16 drum pads com várias frases de bateria. É possível definir para cada pad a velocidade de reprodução, assim como 5 notas associadas diferentes . Esta função permite tocar acordes múltiplos e percussão apenas com um dedo. Estas notas podem ser assignadas para ambos os canais da panorâmica estéreo, de forma a criar produções mais intrincadas. A velocidade de reprodução pode ser controlada pela força com que se carrega no ecrã do iPad. Ao utilizador é dada a hipótese de guardar até 64 padrões pessoais nos drum pads.

Também estão incluídas a capacidade de gravação e criação de loops. É possível fazer overbuds gravando novos sons por cima de performances anteriores, permitindo a produção de música com várias camadas. Para além da gravação normal, a Synth Arp & Drum Pad permite a gravação de loops com durações diferentes entre si. A velocidade de gravação também é ajustável, e podemos definir uma pré-contagem para nos prepararmos para tocar o que queremos gravar. Pode ser armazenado um máximo de 5 temas, e a funções Undo e Redo facilitam a correcção de erros.

A Yamaha Synth Arp & Drum Pad é compatível com outras aplicações Core MIDI. Pode ainda ser controlada por um instrumento MIDI externo, desde que se tenha o cabo adaptador necessário, como por exemplo o Yamaha i-MX1. Também é possível estabelecer comunicação wireless com outros produtos da Yamaha, como o MOTIF XF.Mas para esta funcionalidade é necessário ter um adaptador USB para Wi-Fi,vendido separadamente.

A aplicação está disponível no iTunes App Store, estando com um desconto de 50% para celebrar o lançamento da Yamaha Synth Arp & Drum Pad.

Encontra mais aplicações e gadgets na mais recente edição da revista, Arte Sonora #26! Já está nas bancas!

EGITANA