Front Row Legend Esquire

Redacção
03 Ago 2017

A criação de Yuriy Shishkov, Master Builder da Fender Custom Shop, que presta homenagem ao Hollywood Bowl.

Pode ter começado como um palco improvisado, mas elevou-se até ao estatuto de um dos melhores recintos de concertos na Califórnia e um dos mais famosos do mundo. O Hollywood Bowl faz parte da história da própria Hollywood, do entretenimento, no geral, e da música em particular, tendo recebido concertos de meio mundo, de Jimi Hendrix a Frank Sinatra.

Yuriy Shishkov, Master Builder da Fender Custom Shop captou o mojo que emana do Hollywood Bowl na construção da Front Row Legend Esquire. A guitarra é construída com cedro do Alasca, envelhecido durante 100 anos, recolhido das próprias placas de ressonância do recinto, instaladas em 1919 e activas durante milhares de espectáculos. A madeira preserva o aspecto real, incluindo, riscos, fissuras e buracos dos parafusos, tendo as placas sido escolhidas minuciosamente , procurando as marcas mais visualmente atraentes. Assim, cada guitarra tem um aspecto singular e, desde logo, um número de assento diferente, exposto no tampo do corpo. O aspecto e condição autênticos da madeira são preservados com um acabamento de verniz ultra fino.

A hierofania da Front Row Legend Esquire não se fica pela madeira, o próprio design inspira-se no modelo de pickup único precursor da Telecaster e o som tem o mesmo carácter e ataque das antigas Esquire ainda que, claro, conte com os retoques de Yuriy. Os fãs de instrumentos vintage irão notar o braço em maple no estilo dos anos 60, com perfil “Oval C”, a escala com raio de 7.25” e trastos vintage, o pickup da ponte similar aos Broadcaster originais ou o versátil potenciómetro de Tone, com acção ampliada através de sistema push/pull.

As guitarras rondam os 12 mil dólares…